José Carlos Pace foi um dos principais pilotos do Brasil na Fórmula 1 na década de 1970 e morreu precocemente em um acidente aéreo em Mairiporã, em 1977, quando tinha 32 anos. Neste ano, se completou o 50º aniversário da única vitória de Pace na F-1, justamente em Interlagos. A ossada de Pace está enterrada no autódromo desde agosto de 2024.
Pace foi enterrado inicialmente no Cemitério do Araçá, na capital paulista. No início de 2024, contudo, o túmulo foi vandalizado, as placas de bronze foram furtadas. Familiares e amigos, então, decidiram tentar a transferência para Interlagos.
Superadas questões burocráticas, os restos mortais foram enterrados justamente abaixo do busto que homenageia o herói do automobilismo nacional, logo na entrada do circuito, local em que houve a confusão no fim de semana.
A estrutura de concreto que sustentava o busto foi destruída. Imagens mostram que uma placa, recentemente instalada pela Confederação Brasileira de Automobilismo também foi arrancada. De acordo com a administração do Autódromo de Interlagos, o busto e a placa foram recuperados e estão guardados aguardando reinstalação. Não se sabe o motivo da confusão.
A reportagem do Estadão entrou em contato com a Prefeitura de São Paulo, responsável pelo autódromo, que informou que a equipe de segurança do local verificou a avaria no busto de Pace às 21h20 da noite de domingo. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a Guarda Civil Municipal (GCM) não foi acionada para essa ocorrência.
"A administração do autódromo imediatamente comunicou a organização do evento que se prontificou a reparar a estrutura, conforme termos do contrato. O busto original está armazenado na administração do autódromo junto com as placas indicativas. Tão breve a estrutura seja refeita, o busto será recolocado", afirma a Prefeitura em nota.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





