Empreendedor Sexta-feira, 18 de Novembro de 2011, 15:00 - A | A

Sexta-feira, 18 de Novembro de 2011, 15h:00 - A | A

MICRO EMPREENDEDORES

Taxa de sobrevivência de empresas aumenta em Mato Grosso

De cada 100 empresas, 65 mantêm as portas abertas após dois anos de atividade

 

Mayke Toscano/Hipernotícias

Segundo estudo divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresas (Sebrae), Mato Grosso assim como todo o país, registrou desempenho positivo no que se refere a permanência das empresas no mercado em comparação com outros estados.

A taxa de sobrevivência das empresas aumentou um ponto e meio percentual no estado. Isso significa que de cada 100 empresas, 65 continuam funcionando mesmo depois de dois anos de atividade. Com essa evolução, Mato Grosso está entre os 20 estados brasileiros onde o índice de sobrevivência das empresas melhorou.

Para a técnica do Sebrae no Mato Grosso, Rosana Guimarães Rocha, essa resultado foi possível, pois os empreendedores estão atentos para não misturar finanças pessoais com as da empresa. Além do investimento consciente. “Os empreendedores estão percebendo cada vez mais a importância do planejamento. Eles estão dispostos a investir em sustentabilidade e estão buscando inovação tanto de gestão quanto tecnológica para aumentar a competitividade do negócio”, observa.

Na comparação com países do chamado primeiro mundo, Brasil e Mato Grosso tiveram bom desempenho. Com 65%, o estado ocupa posição superior no ranking a países como Finlândia (63%), Eslováquia (62%), Nova Zelândia (57%), Hungria (56%) e Holanda (50%).

Vale ressaltar que nos dados lançados pela pesquisa sobre Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil, houve uma mudança na metodologia que deixa de utilizar pesquisas de campo e passa a empregar a base de dados da Receita Federal.

Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, a mudança irá possibilitar a divulgação anual do índice, além de trazer uma radiografia dos estados. “Estamos falando agora de um censo integral, com cerca de 500 mil empresas e esse resultado positivo é reflexo de aspectos como aumento da escolaridade, nova classe média e melhora do ambiente legal no país", finaliza.  (Com Informações da Assessoria)

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros