Mayke Toscano/Hipernotícias |
![]() |
Feira foi marcada pela presença de novos empreendedores, que buscaram mais conhecimento |
Promovida pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT), a sétima edição da Feira do Empreendedor de 2011 contou com um público de 23.657 pessoas nos seus cinco dias de evento, 17 a 21 de agosto. Esse número superou a expectativa dos organizadores que era de 20 mil participantes.
Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, nos quatro dias da feira, cerca de 61% dos visitantes foram em busca de informações sobre negócios enquanto 36% participaram de palestras e oficinas. Isso somou um total de 7.300 pessoas capacitadas. Para visitação, o publico foi menor com, apenas, 16%.
A diretora do Sebrae em Mato Grosso, Leide Katayama, destaca que a Feira do Empreendedor cumpriu todas as propostas de atender a micro e pequena empresa e empreendedores individuais. “Esta edição foi bem diferente das anteriores. A própria campanha de divulgação cujo mote era ‘Sua empresa nasce e cresce com apoio do Sebrae’, já deixava claro nossa intenção. As estratégias foram totalmente cumpridas e os conhecimentos disponíveis muito bem aceitos”, destaca.
Ela lembra, ainda, que o Sebrae conseguiu dar visibilidade para as iniciativas a ponto de chamar atenção das instituições financeiras para alguns dos expositores. Além disso, proporcionou o relacionamento entre empreendedores individuais e empresas já consolidadas no mercado. Isso foi o caso da Juzélia Santos, expositora do estande Blocos Pantanal. “Aqui tivemos a oportunidade de comprar materiais que auxiliarão na maior produção do nosso produto e nós conseguimos fechar esse negócio e parcerias para a nossa empresa alavancar”, conta.
Assim como Juzélia, dezesseis empreendedores individuais participaram da feira. Eles expuseram e comercializaram expondo e comercializando seus produtos e serviços, entre eles Helena e a filha Suzy Belai, da Flor do Cerrado. Elas produzem e comercializam plantas medicinais, óleos essenciais, produtos naturais, argila, além de ministrarem curso e fazerem atendimentos específicos. “Esta é uma forma de trazer conhecimento a um custo baixo”, diz Helena. A filha acrescenta: “a feira nos deu outras visões dos processos de gestão e marketing”.
De acordo com José Guilherme Barbosa Ribeiro, Superintendente do Sebrae, isso se deu devido ao evento ser realizado com dinamismo e respeito, especialmente quando se tratar de crescimento de pequenos e micros empreendedores. “Nesse evento que promovemos teve de tudo um pouco. Evidentemente que caso haja alguma necessidade de informação ou mesmo de conteúdo que a feira por si só não resolva, nós estamos com nossa equipe para resolver e trazer soluções ideais para cada empresário e potencial empresário”, assegura.
Com balanço positivo, a Feira do Empreendedor 2011 encerrou a sua visitação no último domingo (21). Trata-se de uma realização do Sebrae e Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME), e Governo de Mato Grosso, com patrocínio do Governo Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e TIM.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.