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Empreendedor Sábado, 05 de Novembro de 2011, 12:13 - A | A

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Sábado, 05 de Novembro de 2011, 12h:13 - A | A

CASE DE SUCESSO

Adriano Restaurante: um novo conceito mas com antigas tradições

Tradicional casa de gastronomia de Cuiabá acelera ritmo para agradar mais os clientes

KARINE MIRANDA
[email protected]

Com 22 anos de tradicional na culinária italiana, o Adriano Restaurante muda seu conceito e agora apresenta para os clientes um novo restaurante. Não somente voltado para comida italiana, ele agrega ao seu cardápio opções de carnes e uma carta de vinhos. Inclusive foi necessário modificar o logotipo da empresa que de Adriano Restaurante Italiano passou a se chamar Adriano Restaurante.

Além disso, o restaurante mudou o seu horário de funcionamento que agora está disponível para a hora do almoço a partir da segunda-feira (7). Tudo, sem perder o consolidado estilo de atender bem que é referência do restaurante.

Stephania Lodi M. de Campos, sócia proprietária do Adriano Restaurante, explica que a intenção da mudança é expandir a atuação da empresa sem perder a característica que fez com que o restaurante permanecesse por muitos anos no mercado. O intuito principal é fazer com que o Adriano restaurante se posicione melhor no mercado, principalmente, depois do baque que a empresa sofreu com o falecimento do seu fundador e proprietário, Adriano Henrique Maryssael, pai da atual proprietária do Adriano.

Fotos: Mayke Toscano/Hipernotícias

Advogado, 38 anos, nascido em São Manuel, interior de São Paulo, casado e de origem italiana. Este é o perfil de Adriano quando chegou a Cuiabá. Ele veio na intenção de administrar a fábrica de calcário que possuía, mas logo percebeu que o segmento de restaurante poderia ser uma boa opção de empreendimento. Afinal, quem não gosta de comida italiana?

Assim, começou a investir no segmento atuando em um buffet na capital. Isso em 1983. Logo percebeu o quanto este setor era promissor e resolver abrir mão da profissão de advogado e se dedicar integralmente ao restaurante que pensava em abrir: Alerquino. Localizada na Rua Cândido Mariano, a cantina era pequena, modesta com um ambiente mais rústico, mas sempre primando pelo bom atendimento.

Embora com uma grande visitação e uma boa clientela durante os sete anos em que o Alerquino permaneceu funcionando, Stephania Lodi lembra que seu pai queria mais. “Mais visibilidade, mais reconhecimento e, principalmente, mais conforto e qualidade para os clientes”, assegura. Assim, ele resolveu mudar para um espaço maior que pudesse oferecer tudo aquilo que seus clientes merecem como sofisticação e ambiente climatizado.

Com isso, e em sociedade com uma pessoa da família, ele resolveu abrir o Adriano Restaurante em 1996 na Avenida Getúlio Vargas, centro de Cuiabá, mas sem deixar de lado toda a tradição do nome Adriano, que se consolidou com o restaurante Alerquino. Stephania ressalta que o nome Alerquino só não permaneceu, pois todos os clientes que freqüentavam o restaurante pouco falavam o nome do restaurante. “Sempre diziam: vamos lá ao Adriano, pois o meu pai era sempre muito carismático e simpático e se tornou referência para os clientes”.

E como era de se imaginar, o restaurante foi um sucesso e deslanchou no mercado durante anos. Mas nem tudo foi tão bom quanto se imaginava, afinal toda empresa passa por dificuldades. Mas nem uma delas foi tão marcante quanto em junho de 2011.

A PERDA

Foi em junho de 2011 que aconteceu a morte de Adriano Maryssael. O que fez com que a empresa passasse por mudanças. Stephania Lodi conta que a perda mais marcante não foi pela empresa, mas sim, pela família. “Pensamos em fechar quando ele faleceu. Foi um baque para todos, principalmente para mim que tive de largar tudo”, garante.

Graduada em psicologia, Stephania teve de abrir mão do seu trabalho para poder tomar conta da empresa. Afinal seu pai era quem comandava a empresa e o contato que ela tinha com o restaurante era quase nenhum. “Quem dirige o cavalo é quem comanda a direção da carruagem”, ressalta. Por isso, ela se viu obrigada a fechar o Adriano Restaurante que havia no Shopping Goiabeiras já que pouco conseguia manter um restaurante, quem dirá dois. Assim, teve de aprender muitas coisas e modificar outras para que ela conseguisse se adaptar e entender todo o funcionamento do restaurante, principalmente no que se refere a fornecedores e finanças.

Mesmo com todas as dificuldades que a perda do pai ocasionou na vida de Stephania e da família, ela não abriu mão do sonho do pai. “Decidimos continuar a história que meu pai começou e é o que nós estamos tentando”, afirma. Não se pode dizer que a empresa já se recuperou ou se reconsolidou no mercado, mas a tentativa de fazer com que a empresa volte para os trilhos do sucesso ainda permanece. “Nós estamos tentando, pois mudaram completamente as coisas e a direção da empresa. Tanto é que nos estamos implantando mudanças de cardápio e de horário”, explica.

DIFERENCIAL

Além dos diferencias já citados que estão sendo implantados, não se pode esquecer de que há, ainda, a proposta de reformar todo o restaurante com a intenção de modificar o ambiente e oferecer mais possibilidades aos clientes. “Tudo sem perder a característica gostosa de ambiente de cantina. Mas agregando o objetivo de dar uma reformulada em tudo, porque tem 15 anos que não se muda nada aqui”, conta.

HOJE

Atualmente, o Adriano Restaurante possui 20 funcionários entre garçons e os da cozinha. Além disso, e vale ressaltar, que a partir da segunda-feira (7) o restaurante abrirá no horário de almoço e disponibilizará para os clientes um novo cardápio com opções de carnes e vinhos. “Na verdade, esse restaurante atuará como um outro segmento, pois nós não deixamos de oferecer comida italiana, mas queremos modificar. Será quase que dois restaurantes em um”, explica.

Com capacidade para atender 100 clientes por dia, o Adriano Restaurante recebe por mês muito mais que isso. E não é à toa. O restaurante já recebeu por cinco anos seguidos o prêmio Top Of Mind, além da premiação da revista Quatro Rodas que caracteriza como um dos melhores restaurantes de Cuiabá.

Baseada em antigas tradições de oferecer boa comida, qualidade em atendimento, além de ótima estrutura física, o Adriano Restaurante agora, traz novos conceitos que prometem agregar mais valor ao já consolidado restaurante, e o melhor, acrescentando mais atenção aos clientes que fazem parte dos 22 anos de sucesso da comida italiana e que farão parte da nova empreitada que o Adriano Restaurante se propõe:novas opções de refeições, bebidas e horário de atendimento, além de um novo ambiente!

Para Stephania Lodi M. de Campos empreender é: Mover, crescer, criar!

1. Dica para quem quer iniciar um empreendimento

Como não é fácil esse segmento é preciso bastante pé no chão. Cuidado ao selecionar a equipe, porque eles são a alma do negócio. Tudo depende deles. É preciso pessoas de confiança, que vistam a camisa da empresa. Além disso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado. E o principal, a paciência, porque não é do dia para a noite que a empresa vai crescer e conquistar mercado e clientes.

2. O Custo Brasil é realmente um obstáculo para o empreendedor?

Claro. É um absurdo. Nós somos assaltados com esse tanto de imposto Não é só pagar imposto referente a empresa, mas tudo que você vai fazer tem sempre um monte de imposto embutido. Se você colocar na ponta do lápis, você vai perceber que se trabalha para pagar imposto e o que sobra é para pagar funcionário e manter a empresa.

3. O que é mais importante: dinheiro ou criatividade?

É preciso criatividade para começar, mas logo em seguida é necessário dinheiro. Porque sem dinheiro você não segura às pontas, mas sem criatividade você não tem idéia, não cria. Na verdade, eles devem estar juntos. Um não sobrevive sem o outro. Às vezes tem idéia, mas não tem dinheiro para empreender. Não adianta ter idéia sem implementar.

4. O que é mais difícil: fidelizar um cliente ou conquistar um novo?

É difícil fidelizar porque fidelizar é atender todas as necessidades do cliente. Satisfazer a necessidade de atenção, ótima comida, atenção ao cliente, ambhiente agradável, ter paciência com cliente. Tudo isso é uma soma de atitudes que fideliza o cliente. Agora, trazer um cliente é simples. Uma propaganda, uma promoção, e a gente vende, mas o cliente não volta mais.

5. Qual o diferencial?

É a tradição que todo mundo conhece e gosta, porque são 22 anos que a empresa sobrevive no mercado. Além da comida, porque é a cozinha que mantêm a casa. E temos uma comida muito boa, elogiada por todos. O atendimento também é um grande diferencial, porque temos funcionários antigos com mais de 10 anos de casa. Então, eles conhecem os clientes há anos e os clientes os conhecem e são tratados pelo nome. Por isso, eles são mais que clientes são amigos.

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Álbum de fotos

Fotos: Mayke Toscano/Hipernotícias

Fotos: Mayke Toscano/Hipernotícias

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