Economia Quarta-feira, 16 de Novembro de 2011, 14:33 - A | A

Quarta-feira, 16 de Novembro de 2011, 14h:33 - A | A

PESQUISA

Índice de Clima Econômico piora no Brasil, aponta FGV

Resultado da América Latina ficou abaixo da média histórica, o que sinaliza a entrada da região na fase de declínio do ciclo econômico

DA FOLHA DE SÃO PAULO

O ICE (Índice de Clima Econômico) no Brasil recuou mais uma vez, de 5,8 pontos em julho para 4,8 pontos em outubro, de acordo com a pesquisa trimestral divulgada nesta quarta-feira elaborada em parceria entre o instituto alemão Ifo e a FGV (Fundação Getulio Vargas).

O país registrou piora nos dois índices: o ISA (Índice da Situação Atual) passou de 6,8 para 5,8 pontos e o IE (Índice de Expectativas) de 4,7 para 3,7 pontos.

Entre os BRICs, apenas a China apresentou uma pequena melhora nesse período, de 4,5 para 4,6 pontos, embora o país continue na fase de declínio, segundo a metodologia do levantamento.

Na pesquisa de julho, a Rússia (5,6) e a Índia (5,9) estavam na região de indicadores favoráveis (boom), mas, pela sondagem de outubro, a Rússia passou para a fase recessiva (4,2) e a Índia para a de declínio (5,0).

Considerando a média na América Latina, o indicador passou de 5,6 para 4,4 pontos, abaixo da média histórica, refletindo a incerteza do cenário mundial e sinalizando a entrada da região na fase de declínio do ciclo econômico.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros