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Economia Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 16:32 - A | A

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Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 16h:32 - A | A

Empresas brasileiras são destaque no prêmio mundial de design de logo

A World Logo Design Awards (WOLDA) é uma das maiores premiações no segmento de logotipos de marcas. Em sua 12ª edição, a organização premiou diversas empresas, incluindo a brasileira Cymco, antiga Pão de Queijo Mineiro.

O sucesso da marca brasileira serve como base para quem quer criar logo considerando uma abordagem que realmente signifique uma transformação prática do negócio. Foi isso que a Cymco fez, recebendo o reconhecimento não só da WOLDA, mas também do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira.

Combinação do sobrenome com a empresa
O nome Pão de Queijo Mineiro era muito conhecido e fácil de identificar por parte dos consumidores. Era simples entender que a empresa tinha produtos alimentícios, mas a ideia do rebranding da marca foi expandir esse conceito para outras linhas que a Cymco pretende oferecer.

O processo de brainstorm da nova marca levou em consideração diferentes contextos. Primeiramente, o fato de ser uma empresa, sendo confirmado pela presença da sílaba “co” no final do novo nome da empresa.

unsplash

pão de queijo

 

Já a sílaba “Cym” faz referência ao sobrenome da família responsável pela idealização do negócio, a Cymbalista. O objetivo do reposicionamento da marca através do rebranding foi justamente posicionar a empresa como uma companhia de impacto e que questiona o modelo tradicional.

Isso porque a marca Cymco foge dos padrões de Pão de Queijo Mineiro que apresentava anteriormente. Essa ruptura muda completamente a maneira pela qual os consumidores vêem a empresa. Na visão dos responsáveis pela criação do novo nome da empresa, o próprio mercado se questionará se uma mudança é necessária em busca de um novo posicionamento.

Logo simples e muito mais contemporâneo
A proposta de modernizar o logotipo da Cymco trouxe consigo uma mudança visando o mercado contemporâneo. A ideia dos designers foi criar algo que fugisse do tradicional pão de queijo que era destaque no logo anterior da marca.

O logotipo atual da Cymco traz a letra “c” em sentido contrário ao tradicional, mostrando a ruptura com os padrões e o perfil questionador da empresa. Ao mesmo tempo, as cores utilizadas são com enfoque no impacto que a empresa tem no setor em que atua.

É com base nesse novo logotipo que a empresa busca expandir os seus serviços para além do mercado brasileiro. A abordagem foi tão bem sucedida que a marca projetou faturamento de R$ 100 milhões com as novas estratégias.

Período de estagnação serviu de incentivo para nova marca
Em entrevista a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Frederico Cymbalista, fundador da Cymco Alimentos, destacou que o período de estagnação durante a pandemia mais recente foi o principal motivador para que a marca se reposicionasse no mercado.

Frederico comentou que a Cymco não chegou a ter uma queda em seu faturamento, mas manteve-se estável. Considerando o momento conturbado, Cymbalista optou por mudar o nome e logo da marca, focando em algo mais impactante do que Forneria do Pão de Queijo Mineiro e Forninho, identidade inicial da empresa.

A ideia da nova marca foi justamente facilitar o reconhecimento da empresa com um nome simples e seguindo as diretrizes de respeito à defesa do consumidor. Além disso, o nome Cymco permitiu que os consumidores entendessem que não é apenas pão de queijo o produto final oferecido aos consumidores.

O fundador da Cymco comentou que a marca pretende expandir seus negócios para outras linhas e que a mudança do nome foi essencial para que essa mudança tenha mais chances de sucesso ao longo dos próximos anos.

Premiações servem como referência
A medalha de ouro obtida pela Cymco na WOLDA é apenas um dos cases de sucesso que ajudam os empresários a reconhecerem iniciativas que deram certo. Afinal, além da marca brasileira, outras empresas também foram premiadas em edições recentes.

Outra marca brasileira que também recebeu o conhecimento na WOLDA foi a Almaviva. A proposta de criar o nome e logotipo da empresa teve como objetivo soar de uma maneira forte e com presença para se destacar entre as principais empresas do setor.

Desenvolvida em 2020, a mudança da marca trouxe a proposta de conectar não só o consumidor com o alimento que ele consome, mas também criando uma conectividade entre a alma de quem compra os produtos da Almaviva.

Esses exemplos servem de referência para as empresas que pretendem criar um logo via rebranding ou então reposicionar a sua marca no mercado. Para isso, é essencial analisar o sucesso de outras marcas e entender como é possível aliar o conceito da empresa com uma visão contemporânea em busca de reposicionamento em seu setor de atuação.

reprodução

detector de AI

 

 

 

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