Economia Terça-feira, 08 de Novembro de 2011, 15:29 - A | A

Terça-feira, 08 de Novembro de 2011, 15h:29 - A | A

ELETRICIDADE

Distribuidoras menos eficientes terão reajuste menor, diz Aneel

Objetivo da agência é incentivar as empresas a adotar práticas de gestão mais eficientes e assim reduzir as contas de luz

DA FOLHA DE SÃO PAULO

Foto da Internet

As distribuidoras de energia que tiverem custos operacionais menos eficientes terão reajustes de energia menores, decidiu nesta terça-feira a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A mudança é um dos itens do terceiro ciclo de revisão tarifária, que está sendo votado hoje. A média de ganhos de produtividade das distribuidoras calculada pela agência foi de 0,782%. Esse valor será usado como referência para a definição dos custos operacionais de cada distribuidora.

Funcionará da seguinte maneira: os custos operacionais, como o dinheiro gasto com manutenção, das empresas que tiverem eficiência abaixo da média serão considerados menores. Esse rebaixamento acabará sendo refletido no reajuste das tarifas.

O objetivo da Aneel é incentivar as empresas a adotar práticas de gestão mais eficientes e assim reduzir as contas de luz.

A revisão tarifária é um dos mecanismos de definição do valor da tarifa, assim como os reajustes anuais. A revisão é feita aproximadamente a cada quatro anos, quando são redefinidos custos operacionais e a remuneração dos investimentos das distribuidoras.

A votação dos demais itens do terceiro ciclo segue ao longo desta terça-feira. A sessão começou mais tarde, por causa da invasão do site da Aneel no início do dia por um movimento contrário à usina de Belo Monte.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros