"Estamos lançando um sistema tão poderoso que pode resolver problemas difíceis que estão fora do alcance de um dos maiores supercomputadores clássicos baseados em GPU do mundo", afirmou o CEO da D-Wave, Alan Baratz. Para ele, o Advantage2 representa "um marco significativo não apenas para a D-Wave, mas para toda a indústria de computação quântica".
A plataforma pode ser acessada por meio do serviço em nuvem Leap, disponível em mais de 40 países com tempo de resposta inferior a um segundo. A D-Wave também oferece o sistema para instalação local, visando centros de supercomputação e aplicações em segurança nacional.
Segundo a empresa, mais de 20,6 milhões de problemas foram processados por protótipos do Advantage2 desde junho de 2022, com aumento de 134% no uso nos últimos seis meses. O sistema já foi utilizado por instituições como o Jülich Supercomputing Center e o Los Alamos National Laboratory, além de empresas como a Japan Tobacco, que o aplicou em pesquisa de novos medicamentos com apoio de IA. A D-Wave planeja ainda integrar o Advantage2 ao supercomputador europeu JUPITER e expandir seu uso em aplicações críticas ao redor do mundo.
Às 11h06 (de Brasília), a ação da D-Wave saltava 21,46% em Nova York. A empresa tem, atualmente, capitalização de mercado no valor de US$ 4,41 bilhões. Só em 2024, o aumento em seu valor de mercado foi de 1.795,02%. Neste ano, esse ganho já passou dos 65%.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.