Segundo o Ministro, o Brasil está buscando uma posição comum com os Brics ----Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Mantega afirmou que o critério que será adotado pelo Brasil, e pelos Brics, para escolha do candidato será o mérito e não a nacionalidade.
"Esta posição já foi fechada com os Brics". Outro ponto é que o candidato "se comprometa a continuar com as reformas que foram feitas, mas foram tímidas e não deram a representatividade necessária aos países emergentes embora tenham avançado. É importante também dar um espaço maior para os emergentes nas diretorias e vice-presidências do Banco", afirmou.
Atualmente o cargo de presidente do Banco Mundial é ocupado por Robert Zoellick. Este ano será escolhido um novo presidente e três candidatos concorrem o médico e antropólogo coreano-americano, Jim Yong Kim, a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala e o colombiano José Antonio Ocampo.
Jim Yong Kim está em campanha internacional desde o dia 27 de março e, até o dia 9 de abril, terá passado também pela Etiópia, China, Tóquio, Coreia do Sul, Índia e México.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.