São Paulo, 04/08/2025 - As bolsas europeias operam em alta na manhã desta segunda-feira, garantindo recuperação parcial das robustas perdas que sofreram no pregão anterior em reação à última rodada de tarifas do governo Trump. A da Suíça, no entanto, cai após a Casa Branca tarifar os bens do país em 39%.
Por volta das 6h25 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,71%, a 539,59 pontos, depois de amargar a maior queda em mais de três meses na sexta-feira (01).
O índice suíço SMI, no entanto, recuava 0,50%, ao retornar de um fim de semana estendido. A tarifa de 39% que os EUA impuseram à Suíça é bem maior do que a alíquota de 15% estipulada à União Europeia, ao Japão e à Coreia do Sul.
Por outro lado, bancos britânicos avançam em Londres após a Suprema Corte do Reino Unido tomar decisão sobre financiamento de veículos que favorece o setor. No horário acima, o Lloyds saltava 7,3% e o grupo bancário Close Brothers disparava 20%.
No fim da semana passada, decreto de Trump que estabelece tarifas "recíprocas" de 10% a 41% a 69 parceiros comerciais dos EUA e dados fracos do mercado de trabalho americano, que reavivaram preocupações sobre a saúde da maior economia do mundo, derrubaram os mercados acionários da Europa e de Nova York.
Às 6h40 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,46%, a de Paris avançava 1,03% e a de Frankfurt ganhava 1,39%. As de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham respectivas altas de 1,84%, 1,32% e 1,01%.
Contato: [email protected]
*Com informações da Dow Jones Newswires
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.