Outro marco de 2025 é o saldo dos quatro primeiros meses do ano entre voos domésticos e internacionais, que somam fluxo 4% maior do que o registrado no período pré-pandemia (2019). Nos voos internacionais, o volume até abril soma 9,5 milhões de passageiros (15% superior ao registrado em 2019).
Na avaliação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) a movimentação deste ano tende a ser a melhor da história, ultrapassando 123 milhões de passageiros até dezembro. "A movimentação recorde nos aeroportos é um termômetro da economia", avalia o ministro Sílvio Costa Filho, do MPor.
"É inconteste que a aviação civil brasileira segue em crescimento dentro e fora do País, o que nos anima a trabalhar por mais infraestrutura e apoio ao setor", avalia o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.
Também a movimentação de carga aérea nos quatro primeiros meses do ano (437 mil toneladas) está acima do registrado antes da pandemia (386 mil de toneladas). Em abril, o volume transportado nos voos internacionais foi de 74,8 mil toneladas, um crescimento de 4,4% em relação a abril de 2024. A movimentação de carga doméstica foi de 35,9 mil toneladas, 12,5% abaixo do total movimentado em abril do ano anterior.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.