A dirigente também alertou para os riscos de uma possível depreciação do euro, que pode ocorrer com a escalada de tensões comerciais.
Lagarde criticou ainda a possível imposição de tarifas pelos EUA, destacando que "tarifas não são boas e têm impacto líquido negativo", e que "a escalada em tensões comerciais vai enfraquecer a economia global". Por outro lado, ela destacou que, "sem tarifas, as exportações devem se beneficiar com a demanda global".
"Potencial retaliação às tarifas poderia reduzir investimentos", afirmou a dirigente, reforçando que medidas protecionistas tendem a gerar impactos negativos para a economia global. A presidente do BCE reiterou que, embora os gastos com defesa possam trazer benefícios para o crescimento econômico da UE, é necessário monitorar seus efeitos colaterais. "Aumento em gastos com defesa na UE poderia ajudar o crescimento", disse, mas alertou que esses investimentos também podem pressionar os preços. "Gastos com defesa também podem aumentar a inflação no continente", completou.
Lagarde ainda enfatizou que a crise climática representa um desafio adicional, e "pode aumentar os preços de alimentos mais do que o esperado".
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.