Economia Quinta-feira, 20 de Outubro de 2011, 14:34 - A | A

Quinta-feira, 20 de Outubro de 2011, 14h:34 - A | A

EMPRESAS

70% das microempresas sobrevivem nos 2 primeiros anos

Levantamento mostra que o setor industrial é o que tem o melhor índice, seguido do comércio e da construção civil

DA FOLHA DE SÃO PAULO

Imagem da Internet

No Brasil, 73 entre 100 micro e pequenas empresas permanecem em atividade após os primeiros dois anos de existência, segundo estudo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgado hoje.

O levantamento, que foi feito com base nos dados registrados pelas empresas na Receita Federal, mostra que o setor industrial é o que tem o melhor índice (75,1%). Em seguida vêm comércio (74,1%), serviços (71,7%) e construção civil (66,2%).

Em relação à região, o Sudeste lidera o número de empresas que permanecem em atividade por mais de dois anos, com 76,4%. Os Estados do Norte ficaram em último lugar, com 66%.

Segundo o Sebrae, os dois primeiros anos de atividade são considerados os mais críticos. É o momento de captar clientes, superar dificuldades de gestão e ganhar espaço no mercado.

Para o estudo, a entidade analisou dados de empresas na Receita Federal até 2009, porque a baixa das empresas pode ser registrada com defasagem e a entrega do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) pode ser feita com atraso. Foram avaliados negócios que nasceram em 2006 e permaneceram em atividade nos dois anos seguintes.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros