Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2019, 09h:10

Tamanho do texto A - A+

Reta final do curso de Aline Figueiredo foca nas artes visuais de MT

Quem já fez pode fazer de novo, já que há informações inéditas sobre a arte mato-grossense

Por: REDAÇÃO

As disputadas aulas ministradas pela crítica e animadora cultural, Aline Figueiredo já viraram tradição em Mato Grosso. Nesta semana nova edição do curso de História da Arte chega à reta final, revelando novos capítulos. Ou seja, quem já fez, não pode perder a nova oportunidade.

Divulgação

História da Arte Com Aline Figueiredo


Percorrendo um trajeto entre a Pré-História e o panorama atual das artes visuais mato-grossense, na nova edição, ela também revela a conexão entre a literatura e as artes plásticas. 

O curso começou no dia 9 e entre segunda e quarta-feira (18), mas como se trata de uma fase com informações inéditas e atualização da arte mato-grossense que traz novos protagonistas, segue com inscrições abertas com vagas para todos os dias.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário eletrônico. O curso coordenado por Amanda Gama e Willian Gama, é realizado no Auditório do Centro Cultural da UFMT.

“Dá para chegar na hora do curso também e se não houver lotação máxima, a entrada é liberada”, destaca Willian. As aulas começam às 19h30 e seguem até às 21h30.

Sobre a reta final, Aline explica que nesta segunda-feira (16), os alunos viajam pelo túnel do tempo da arte brasileira, desde o século XVII às bienais de São Paulo e tendências atuais.

“Já na terça-feira (17), apresentamos o panorama da arte mato-grossense, abrangendo noções sobre sua presença na cena brasileira, a força da pintura cabocla e por fim, quais são, como atuam e como atuaram os principais artistas ao longo de mais de 40 de descentralização da arte brasileira”, explica.

Na quarta-feira (18), último dia do curso, ela trata da relação entre a plástica e a literatura, incluindo a perspectiva entre a plástica e a literatura de Mato Grosso. Aline, por exemplo, tem vasta produção literária, tendo publicado diversos catálogos e livros.

“É um panorama que tem início na pré-história e no nascimento da escrita, conceitos de arte e literatura da antiguidade até atualidade, passando por referências clássicas da literatura e da história da arte”.

Tem ainda enfoques do humanismo e renascimento (séc. XV e XVI), o iluminismo (séc. XVIII) e as considerações do pensamento estético.

A efervescência literária e plástica do século XIX, através do romantismo e do realismo e observações sobre artistas plásticos que se inspiraram na literatura e vice-versa.

Serão apresentadas também, noções sobre a literatura brasileira tais como o naturalismo, o modernismo (e o sentimento nativista) e suas referências nas artes plásticas.

A nova edição só foi realizada graças a incentivo da Prefeitura de Cuiabá, por meio do Edital 001/2019 (Termo de concessão de auxilio n° 17/2019), publicado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. A Universidade Federal de Mato Grosso, bem como a Galeria Mirante das artes são parceiras no projeto.  

Atividade formativa

Vale ressaltar, o curso conta um grande acervo de imagens que são exibidas em suas aulas. São mais de 4 mil. Willian Gama ressalta que a proposta do curso é fomentar conhecimento sobre a história da arte e memória da humanidade.

“O curso tem essa característica de formar, voltado a públicos diversos, com um conteúdo de grande relevância não só para se conhecer as artes visuais mato-grossense, mas a cultura universal”.

Serviço:
Curso de Extensão em História da Arte Com Aline Figueiredo [certificados só para quem cumpriu a carga horária de 20h]

INSCRIÇÕES:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkQQjP-Ev-sGtrHV6qSTtAlfi8B2XJeAMX86M4eZYBiToq7Q/viewform
- Local: Auditório do Centro Cultural da UFMT. Situado na Av. Edgard Vieira, S/n, Boa Esperança, Cuiabá - MT. CEP: 78060-900.

- Aulas até 18 de dezembro de 2019

Mais informações: (65) 992511805. (Galeria Mirante das Artes) ou pelo e-mail:
cursomacp@gmail.com

 

 
Credito: Divulgação
Credito: Divulgação
Credito: Divulgação
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei