O impacto social que transforma comunidades inteiras também impactou as passarelas num evento simbólico e repleto de fofura em Cuiabá. Crianças atendidas pela Florescer Ação Social apresentaram peças produzidas no projeto “Linhas de Inspiração”, feitas a partir de uniformes corporativos doados à instituição. O desfile aconteceu no Aeroporto Bom Futuro, colocando responsabilidade social e sustentabilidade em evidência.
As peças que percorreram a passarela vêm das mãos de mulheres capacitadas pela ONG em aulas de corte e costura, nas comunidades de Nova Olímpia e Denise, municípios no interior do Estado. Junto às máquinas, linhas e criatividade, há o preparo para o mercado de trabalho, gerando autoestima, empoderamento e novas oportunidades de renda. A iniciativa reúne mulheres de várias idades, entrelaçando histórias.
São alunas como Cecília Sales, 68 anos, que sonha em montar o próprio ateliê em casa, e a jovem Marcella Janinne, 21 anos, que já está aplicando conhecimentos adquiridos em seu atendimento numa loja de fios de malha. Para a colega Laerte Medrado, 57 anos, participar do projeto representa uma verdadeira transformação de vida. “As aulas estão sendo muito úteis para a minha vida. Estava triste, após me aposentar como professora, ociosa em casa. Além de aprender coisas novas, ainda tem as colegas, a convivência. Está sendo muito bom pra minha saúde mental! Sem contar que eu nunca havia sonhado que eu conseguiria produzir uma e que ela estaria sendo apresentada assim, num desfile tão bonito!”.
A apresentação das peças produzidas no projeto Linhas de Inspiração trouxe a Cuiabá crianças atendidas em atividades de esportes, educação e cultura da Florescer Ação Social, que desfilaram como modelos, dando ainda mais visibilidade à causa social, sob os aplausos dos convidados. “A Florescer pode contribuir com o ESG de muitas empresas, e para isso, precisamos de investimentos. Dar a destinação correta de uniformes é um desafio para as empresas. Na outra ponta, temos assistidos que precisam de apoio. É um elo que fortalece o presente e o futuro de milhares de pessoas”, destaca Claudia Voltolini, diretora presidente da Florescer Ação Social.
O evento contou com o apoio da Bom Futuro e Áster (concessionária John Deere em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). “Foi um desfile encantador, com roupas infantis cheias de significado em sustentabilidade, economia circular e valorização de pessoas e comunidades. São peças feitas por mulheres maravilhosas, que merecem todo o nosso aplauso. É uma honra para nós fazermos parte dessa iniciativa que nos emociona, dentro de uma jornada de ressignificação”, destaca Luiz Piccinin, presidente da Áster.
Olhar para a comunidade - Leika Almeida, diretora da Creche Municipal Aparecida Portilho Bento de Azevedo, de Nova Olímpia, é testemunha do quanto uma comunidade inteira pôde florescer com o impacto social do projeto. Crianças da unidade escolar receberam a doação de roupas produzidas pelas alunas do Linhas de Inspiração, feitas a partir de uniformes doados por empresas parceiras. “Nós só temos a agradecer ao Instituto Florescer e ao projeto Linhas de Inspiração pela generosa doação de roupas. Para nós, cada peça vai além de vestir nossas crianças. É um gesto de cuidado, carinho e esperança”.
Diretor de desenvolvimento de concessionários John Deere, Marcelo Lopes prestigiou o evento em Cuiabá. “É gratificante ver o ESG se expandindo cada vez mais em Mato Grosso. A Áster nos orgulha em ser uma concessionária que prioriza projetos importantes e efetivos como esse, que vão ao encontro dos nossos valores de sustentabilidade e olhar humano”, registrou.
Anfitrião no aeroporto, o diretor administrativo e de serviços compartilhados da Bom Futuro, Leonardo Rossato, compartilhou a satisfação da alta liderança e colaboradores do grupo empresarial ao se engajarem em diferentes ações sociais. “Receber esse projeto maravilhoso, que é o Linhas de Inspiração, é uma honra e uma alegria para nós. É uma verdadeira inspiração para a vida, não é só um título. Empresas podem e devem ter esse olhar mais comprometido com a comunidade. Que nós possamos sensibilizar a outras empresas e parceiros nesse sentido”, ressalta.
Sobre a Florescer – A Florescer Ação Social é uma organização de natureza não-governamental, sem fins lucrativos, que trabalha em prol da transformação e do desenvolvimento da comunidade por meio da educação, cultura, esporte e da qualificação e geração de renda. Atua ativamente em comunidades por meio do financiamento de empresas, pessoas e instituições que acreditam na transformação social. São quase 36 mil vidas impactadas desde a fundação da instituição. A Florescer conquistou o Selo Transparência, o Selo das 100 Melhores ONGs do Brasil (edição 2024), recebendo também o reconhecimento como a melhor ONG de Mato Grosso. Acesse e saiba mais: www.floresceracaosocial.org.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.