Cuiabanália Sábado, 06 de Agosto de 2011, 09:58 - A | A

Sábado, 06 de Agosto de 2011, 09h:58 - A | A

ARTES VISUAIS

Arte Contemporânea será tema de curso no Pavilhão das Artes

Grandes nomes da arte contemporânea serão apresentados em mais uma curso da Escola Livre de Artes

DA REDAÇÃO

Divulgação
Programação de agosto no Pavilhão das Artes conta também com oficina de desenho e pintura para crianças

O Pavilhão das Artes, importante centro de fomento da cultura contemporânea e regional, abre seu belo espaço para mais um curso de peso.

Com a temática sobre a arte atual, a professora doutora Maria Thereza Azevedo, atualmente coordenadora do Programa de Pós Graduação em Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ministra o módulo “Trama das imagens: reflexões sobre alguns pontos nós da arte contemporânea".

Divulgação
Professora doutora Maria Thereza Azevedo é formada pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Atua na arte contemporânea e sua relação com a cidade

Para quem se interessa pelo universo da arte poderá conhecer trabalhos de artistas que figuram no movimento nacional como o emblemático Artur Bispo do Rosário, Lygia Clark, os parangolés de Hélio Oiticica, a arte inventiva de Marcel Duchamp e Stéphane Mallarmé alem de outros artistas que ainda continuam produzindo atualmente. A reflexão teórica a partir de alguns conceitos terá o desdobramento para a realização de experiências com os alunos.

 O módulo faz parte do Curso Livre de Artes Visuais e está dividido em oito aulas teóricas e duas aulas práticas. As aulas são ministradas todas as segunda e quartas-feiras das 19h às 22h no Pavilhão das Artes.

As inscrições podem ser feitas no blog do Pavilhão ou pelo telefone (65) 3613 9230.

ESCOLA LIVRE DE ARTES
 
O Curso Livre de Artes Visuais faz parte de um programa de formação artística empreendido pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC/MT) e denominado Escola Livre de Artes. Nele se inscrevem, por exemplo, outros cursos como o Curso Livre de Teatro e o Ateliê Livre, todo sediados no Pavilhão Das Artes. Esses cursos proporcionam a artistas, pesquisadores, pensadores e profissionais das mais diversas areas artísticas oferecerem módulos, cursos ou oficinas de 20h a 40h. 
 
A gerente de artes visuais da SEC/MT e coordenadora do Pavilhão, Magna Domingos,  afirma que o objetivo da Escola é estimular o processo criativo de artistas que já estão no mercado bem como de novos nomes. "Esses módulos, tanto no curso de Artes Visuais como nos outros que ofertamos, dão a possibilidade para profissional da arte e também para outros interessados de se atualizarem e adquirirem conhecimentos mais consistentes, o que com certeza vai contribuir para a produção local", enfatiza Magna. 
 
Atualmente a SEC-MT também oferece o 5°  módulo do Curso Livre de Teatro com o bonequeiro Carlão Gattass Pessoa e no Ateliê Livre o Curso de Cerâmica com o escultor Junne Fontenele e o Curso de Desenho e Pintura com o pintor Elias de Paula. Para o secretário deputado João Malheiros esses projetos reforçam a política de levar cada vez mais oportunidades culturais diversificadas para a população. "A Secretaria de Cultura tem o compromisso de oferecer gratuitamente esses cursos esperando que deles saiam grandes artistas que representem Mato Grosso no cenário nacional e internacional", diz Malheiros.

Divulgação

 

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros