Obras de ampliação dos aeroportos de Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, todas ainda em fase de elaboração de projeto, não estarão prontas antes de 2017. A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. As cidades irão sediar jogos da Copa do Mundo em 2014. A demora nas obras também já motivou críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter.
Midianews 
Até o momento ainda não começaram as obras de reforma do aeroporto Marechal Rondon
Segundo relatório de técnicos do Ipea, a situação é preocupante. De acordo com os responsáveis por uma nota técnica divulgada nesta quinta-feira (14), em Brasília (DF), considerando-se os prazos médios para elaboração de projetos, obtenção de licenças obrigatórias, realização de licitações públicas e início do serviço, “muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras de expansão dos terminais aeroportuários até a Copa de 2014”.
De acordo com os técnicos do Ipea, uma obra de infraestrutura em transportes leva em média 92 meses para ficar pronta, ou seja, mais de sete anos.
“Para nós, há tempo hábil para que os investimentos necessários em pistas, pátios e nos terminais provisórios sejam feitos até 2014. Nossa preocupação maior é com os investimentos mais complexos, ou seja, nos terminais (permanentes) de passageiros”, afirma o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Carlos Campos, um dos responsáveis pelo estudo.
O governo do Estado foi procurado pelo Hipernotícias. Conforme a Secom, o secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, concede entrevista coletiva nesta sexta-feira (15.04), às 10 horas, na sede da secretaria, no Centro Político Administrativo.





