Cidades Segunda-feira, 27 de Junho de 2022, 16:10 - A | A

Segunda-feira, 27 de Junho de 2022, 16h:10 - A | A

CAMPANHA NACIONAL

Vacinação contra gripe a toda população começa nesta segunda em MT

Recomendação é para que a aplicação da vacina da gripe seja feita enquanto durarem os estoques

MÁRCIA TOMAZ
Da Redação

Reprodução

image

Reprodução

A campanha de vacinação contra a influenza para a população acima de seis meses de idade começa nesta segunda-feira (27) em todos os municípios do Estado, enquanto durarem os estoques do imunizante. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da mobilização é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença. A campanha de vacinação do grupo prioritário ocorreu até o último sábado, após o Ministério da Saúde ampliar a campanha.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), os municípios de Mato Grosso já estão autorizados a iniciar a imunização em todo público a partir dos seis meses de idade desta segunda-feira em diante.

Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde informou que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo reabastecidas nesta segunda-feira com o imunizante. A campanha na Capital começa nesta terça.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, mesmo com a prorrogação da campanha contra influenza até do dia 24 de junho, a cobertura vacinal continua muito baixa.

“Nosso público alvo total da campanha é de cerca de 158 mil pessoas e conseguimos vacinar 31% desse grupo. A partir desta terça, vamos liberar para toda a população e esperamos aumentar bastante a imunização contra a gripe”, disse Valéria.

Segundo a coordenadora, dentro dos grupos prioritários, o que teve maior cobertura foi o dos idosos, que atingiu 36,8%, seguido por profissionais da saúde, com 29,3%, e crianças, com 26,5%. Os demais grupos não chegaram a atingir 20% de cobertura vacinal.

“Recebemos para esta campanha pouco mais de 214 mil doses e ainda temos em estoque cerca de 100 mil. Infelizmente, acabamos perdendo várias doses pelo fato de abrirmos o frasco e não aparecer mais pessoas para serem imunizadas”, comentou a coordenadora.

Segundo a profissional, todas as unidades básicas de saúde aplicam a vacina contra a influenza, exceto onde é aplicada a vacina de covid-19 para crianças (UBS Quilombo, UBS Jardim Vitória I, UBS Parque Cuiabá, UBS Pedra 90 I e II e UBS da Guia).

Em Várzea Grande, a campanha a vacina começou nesta segunda-feira em todas as UBS, entre 8h e 17h30.

A recomendação é para que a aplicação da vacina da gripe seja feita enquanto durarem os estoques.

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros