Cidades Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2011, 16:00 - A | A

Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2011, 16h:00 - A | A

EDUCAÇÃO SUPERIOR

Unemat deve aderir ao Enem, mas ainda não sabe quantas vagas serão destinadas

A decisão final quanto a adesão deve sair em abril de 2012; instituição também discute orçamento assistencial para receber estudantes

Divulgação

A convite do Ministério da Educação, Unemat passou a discutir a adesão ao Sisu desde outubro deste ano

A segunda maior instituição de ensino superior do Estado, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), está prestes a aderir ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu como é conhecido. O projeto para integrar ao programa começa a ser discutido dentro dos campis, por isso ainda sem definição de porcentagem de vagas.

Os 11 campis deverão se posicionar até abril de 2012 sobre a adesão ao Sisu, que leva em conta os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) realizado em todo o país no final do ano.

A diretora de Concursos e Vestibulares (Covest) da Unemat, Ivanete Parzianelo, comentou a proposta inicial feito pelo Fórum que discute a questão da adesão na instituição promovido pelo (Covest) e pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação.

A proposta apresentada na quarta-feira (30) estabelece que para o vestibular realizado em outubro, ao ingresso em fevereiro do ano seguinte, seja computado 100% das notas do Enem, já o vestibular realizado em junho para o ingresso de novos alunos em agosto, seja feito apenas pelo vestibular interno, isso quer dizer que não terá adesão do Sisu.

“A minha opinião é que deve aderir (ao Sisu), mas com muito cuidado com a questão da porcentagem”, disse Ivanete Parzianelo que afirmou a posição favorável de boa parte da instituição quanto a adesão ao sistema.

As conversas internas sobre a adesão ao Enem começaram de fato em outubro deste ano, a convite do Ministério da Educação.

Um ponto considerável da adesão da Unemat ao Sisu é a complexidade social que isso gera. Vários estudantes do país devem, com a confirmação, escolher uma das 1,8 mil vagas ofertadas todos os anos pela Instituição.

Questionada se a instituição está prevendo orçamento para abrir vagas em casa de estudantes e assistências como bolsa auxílio e permanência para receber os alunos que vierem de fora, a diretora da Covest informou que estas questões são discutidas, que está agregado à adesão do Enem, porém sem dar detalhes.

Atualmente a Unemat atende cerca de 12 mil alunos de graduação nos 48 cursos, junto com os cursos de pós-graduação este número se eleva para 15.800 estudantes. Para o próximo vestibular realizado em junho de 2012 serão abertos mais nove cursos.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros