No dia 13 de junho é celebrado o Dia de Santo Antônio, santo casamenteiro e defensor dos pobres, segundo a tradição católica. O santo é o padroeiro de três cidades do Estado, que levam seu nome: Santo Antônio de Leverger (33 km de Cuiabá), Santo Antônio do Leste (374 km de Cuiabá) e Novo Santo Antônio (1.073 km de Cuiabá), que preparam uma programação religiosa especial ao longo dia e onde também é feriado.
Santo Antônio é um santo português da ordem dos Franciscanos, que ganhou fama de ser casamenteiro, pois, em certa ocasião, intercedeu por uma jovem que teria conseguido fazer um ótimo casamento. Também é muito popular por ser o santo das causas perdidas.
SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER
Santo Antônio de Leverger comemora, nesta segunda-feira (13), 122 anos de emancipação. As celebrações tiveram início no domingo, com programação especial que se encerra nesta segunda-feira com show nacional de Cesar e Paulinho, além de desfile cívico e missa na igreja matriz da cidade.
As origens de Santo Antônio de Leverger se ligam às de Cuiabá. A tradição popular guardou a história da imagem de Santo Antônio, ainda do tempo das cheias, quando subia o rio Cuiabá, na época das minas de ouro descobertas por Miguel Sutil. Uma expedição vencia as águas barrentas do rio. A imagem do santo chegou à cidade por mão de uns paulistas, que ficaram encalhados num banco de areia. Mesmo com a força do remo e da zinga, não conseguiram se soltar. Por sugestão de um deles, desembarcaram a imagem de Santo Antônio que transportavam e, assim, originou-se o nome da cidade, mas como Santo Antônio do Rio Abaixo, que mais tarde virou Santo Antônio, que acabou sendo alterado pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943 para Santo Antônio de Leverger.
NOVO SANTO ANTÔNIO
Com 23 anos de emancipação, a cidade de Novo Santo Antônio, também tem o santo casamenteiro como padroeiro. Antes da emancipação, era chamada de Santo Antônio do Rio das Mortes. Conta-se na história da cidade que, há muitos anos, um grupo de padres navegava em um barco fazendo um trabalho de catequização na região e a embarcação afundou. Os 12 padres e mais quatro tripulantes morreram.
O fato marcou a história da cidade, que foi emancipada em 29 de setembro de 1999, e acabou tendo o nome alterado para Novo Santo Antônio. Foi quando o santo foi nomeado o padroeiro da cidade, em respeito à memória dos 12 padres que morreram.
SANTO ANTÔNIO DO LESTE
A história de Santo Antônio do Leste é relativamente recente, levando-se em conta que as primeiras ocupações no local não foram por indígenas, como na maioria das cidades de Mato Grosso. A cidade, que antes era o Distrito de São Joaquim do Rio Manso, lutou de 1995 a 1998 pela emancipação, que foi concedida em a realização de uma consulta plebiscitária com participação da moradores da região.
A mudança do nome veio junto à emancipação, em homenagem a um dos pioneiros da região, Adelar Tafarel, que era devoto do santo, e a cidade passou a se chamar Santo Antônio do Leste. Na cidade, no dia 13 de junho, também é ferido em respeito ao santo padroeiro da cidade.
SIMPATIAS
Por conta da sua bondade e seu jeito protetor com as mulheres, Santo Antônio acabou se tornando um alvo das preces daquelas que estão em busca de maridos. Reza a lenda, que quem faz simpatias para o santo acaba conseguindo encontrar o amor da sua via.
O HNT foi em busca das mais conhecidas simpatias para quem pretende encontrar um amor, namorado, marido. Confira:
1 - Pegue uma imagem de Santo Antônio e a coloque de cabeça para baixo dentro de um recipiente com água até que ele arrume um marido.
2 - Diga para o Santo Antônio que precisa de um marido, pegue a imagem e a deixe presa dentro da geladeira. Se demorar muito, tire da geladeira e coloque no congelador. Depois de conseguir o marido, tire ele do seu refrigerador.
3 - Pegue a imagem de Santo Antônio com o menino Jesus e tire o garoto do colo dele. Vire Jesus em direção à parede e prometa ao santo que devolve a criança assim que arrumar um namorado.
4 - Outra dica é amarrar um fio de cabelo seu com o do namorado e colocar aos pés do santo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.