Cidades Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011, 20:34 - A | A

Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011, 20h:34 - A | A

MATO GROSSO

Traficantes ‘recrutam’ agricultores em acampamentos mantidos pelo Incra

Armas foram encontradas em alguns dos 68 locais vistoriados por policiais durante Operação Gênesis, na região de fronteira do Estado

Traficantes de drogas estão arregimentando agricultores em acampamentos mantidos pelo Incra (Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária). Esta manobra foi descoberta pela Operação Gênesis 2, promovida por forças militares do Estado e do governo federal.

A informação é do tenente-coronel Antônio Ibanêz, comandante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), especializado em combate ao tráfico de armas e drogas na região entre Brasil e Bolívia.

As 37 instituições integradas na força-tarefa em inibir ações criminosas na região de fronteira observaram que nos 68 acampamentos dos sem-terra inspecionados, em muitos foram encontradas armas sem licença para uso.

“Pessoas dos acampamentos ficam sem assistência e acabam sendo presas fáceis para os traficantes”, afirma tenente-coronel Ibanêz. O comandante destaca também que é preciso que a União faça trabalhos de cunho social para que as pessoas dos acampamentos deixem de ficar com o tempo ocioso e sem emprego.

Gabriel Soares/Hipernotícias

As armas descobertas foram apreendidas e os donos responderão processos na Justiça comum. O Gefron não revelou nomes nem quantidades de sem-terra flagrados na operação.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, a operação em região de fronteira terá outras edições ainda em 2011. No final de setembro, o estudo do plano estratégico será concluído, no qual os Estados estarão em rede no combate ao crime organizado. A ideia é que outras operações sejam integradas entre órgãos estaduais e federais.

“A metodologia que será utilizada é sempre um setor de inteligência e outra de presença policial”, explica Curado.

A Operação Gênesis 2 começou no dia 26 de julho e se encerrou na terça-feira (9) de agosto. Ao todo foram 28 municípios percorridos, 600 pessoas envolvidas, dois helicópteros e 200 viaturas.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros