Nesta terça-feira (18) o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), e o secretário da Secopa, Maurício Guimarães (PR), inauguraram a maior obra do pacote de mobilidade urbana executado pela Secopa.
Com 960 metros de extensão, aproximadamente um quilômetro, a Trincheirona - como é conhecida- é símbolo da modernidade promovida no trânsito de Cuiabá, considerada um grande desafio vencido, conforme o secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.
A trincheira foi batizada com o nome de José Luiz de Borges Garcia, engenheiro e filho do ex-governador Garcia Neto.
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O governador aproveitou o ato para se desculpar com os moradores e comerciantes da região. “Eu quero aproveitar a oportunidade e pedir desculpas, principalmente aos moradores desta região, aos empresários, [por conta] dos transtornos que nós causamos. É uma obra que teve várias alterações no seu projeto”, diz.
Silval também agradeceu a parceria da Prefeitura de Cuiabá na realização da obra. “Agradeço ao prefeito Mauro Mendes [PSB] pelas parcerias, você ajudou dentro do que foi possível, esteve sempre presente e acreditou. Hoje, estamos entregando, na sua gestão uma obra que sem dúvida nenhuma muda o perfil da trafegabilidade nesta região”, destaca.
O prefeito Mauro Mendes destacou que para dar maior mobilidade no entorno da Avenida Miguel Sutil um conjunto de mudanças no trânsito deve ser iniciado nas próximas semana. “Existe um planejamento que será implementado nos próximos dias, como por exemplo, nas Avenidas Trabalhadores e Jurumirim, onde haverá um sentido único de trânsito para permitir uma melhor fluidez na região”, conta.
O socialista disse ainda que as ruas do bairro Bosque da Saúde que sofreram durante o período em que a Avenida Miguel Sutil ficou fechada, deve receber no próximo ano um recapeamento total. Também porque foi o bairro da cidade que mais pagou o IPTU.
RECURSOS
Inicialmente seriam quase R$ 370 milhões para 23 obras de mobilidade urbana, incluindo as intervenções na Avenida Fernando Corrêa da Costa e na FEB. O DNIT chegou a dar início ao processo licitatório, em fevereiro de 2011, e acabou suspenso em novembro do mesmo ano por conta de mudanças de gestão no órgão.
Mais uma vez o governador Silval Barbosa teve que buscar apoio junto ao Governo Federal e conseguiu que pelo menos parte desse investimento se mantivesse para Mato Grosso. Em dezembro de 2011 foi autorizada a licitação de sete obras na travessia urbana de Cuiabá, no montante de R$ 165 milhões de convênio com o DNIT.
Depois de vencido o desafio de conseguir recursos, a obra começou efetivamente em 17 de maio de 2012.
INTERDIÇÃO
De acordo com o Governo do Estado, outro gigante a enfrentar foi a primeira interdição da maior avenida da capital. A ordem de serviço dada em abril só pôde ter o trabalho de escavação iniciado após a interdição, em maio. Trabalho executado com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da SMTU.
IMPREVISIBILIDADES
Com previsão de conclusão para 18 meses a Trincheira Jurumirim/Trabalhadores para estar pronta teve que driblar questões como a remoção das interferências. Adutoras de água, cabos de fibra ótica e retirada de postes. Com a profundidade de oito metros, ápice alcançado de escavação, a obra ainda era a primeira trincheira a ser executada em Cuiabá. Os métodos construtivos também representavam o novo para parte da equipe de engenheiros fiscais da Secopa.
TRAVESSIA URBANA
O pacote de travessia urbana é composto das obras: Trincheira Jurumirim/Trabalhadores; viaduto do Despraiado (inaugurado há um ano); trincheira Verdão (liberada para tráfego); viaduto da Dom Orlando Chaves (também em uso desde junho de 2014); trincheira Santa Rosa; complexo viário do tijucal – viaduto liberado para tráfego e a trincheira em construção.
Atualizada às 10h47.
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