Cidades Quarta-feira, 15 de Junho de 2011, 11:39 - A | A

Quarta-feira, 15 de Junho de 2011, 11h:39 - A | A

CRIME EM ALTA

Sete bancos e 40 caixas eletrônicos são atacados em Mato Grosso

Sindicato dos Bancários denuncia falta de segurança às instituições

ALIANA F. CAMARGO
aliana@hipernoticias.com.br

Mayke Toscano/Hipernotícias
Policiais fazendo vistoria no banco HSBC na manhã desta quarta (15). É o 7º ataque a banco neste ano

A tentativa de assalto ao banco do HSBC na manhã desta quarta-feira (15), em Cuiabá, envolvendo sequestro do gerente, revela uma estatística assustadora: já são sete ataques à instituições bancárias e 40 arrombamentos à caixas eletrônicos em Mato Grosso somente neste ano.

Os dados foram apresentados pelo presidente do Sindicato dos Bancários (Seeb), Arílson da Silva. Ele informou que os bancos devem buscar alternativas para protegerem seus funcionários.

Mayke Toscano/Hipernotícias
De acordo com o presidente da Seeb, Arílson da Silva, os banqueiros devem investir mais na segurança privada das agências

“Os banqueiros tem que ajudar os bancários, porque não estamos vendo o fortalecimento na segurança privada dos bancos. Os gerentes devem ser acompanhados na hora de entrar e sair das agências. Estamos muito preocupados com toda essa situação, com a ação de hoje  observamos que o bandidos cada vez mais procuram seguir os bancários”, avaliou Arílson.

A agência bancária que foi alvo dos bandidos nesta quarta não tinha câmera de segurança pelo lado de fora, o que para Arílson já é uma falta grave de segurança. “Além das câmeras o sindicato já solicitou que os bancos tenham blindagem e coloquem biombos nos caixas, o que inibiria os ataques”, pontuou Arílson.

Segundo a Seeb, no ano de  2011 aconteceram 15 mortes em instituições bancárias no Brasil. Em 2010 foram 23 mortes envolvendo ataques à bancos.

ENTENDA O CASO

O gerente do banco HSBC, Sérgio Santos, e sua família ficaram reféns de bandidos desde a noite de terça-feira (14). Pela manhã, Sérgio foi acompanhado por um bandido à agência em que trabalha, localizada no início da avenida Rubens de Mendonça próximo à Tenente-Coronel Duarte.

Levado à agência bancária, o gerente conseguiu acionar o alarme e a PM foi até o local. Ao chegarem, policiais viram o nervosismo do segurança e que não havia bala em seu revólver e entraram na agência conseguindo prender o bandido sem prejuízo à vida do gerente e ao Banco.

O bandido, que ainda não teve o nome revelado, foi encaminhado pela Rotam e deverá seguir para o GCCO (Grupo de Combate ao Crime Organizado), onde será interrogado.

A polícia ainda não identificou quantos bandidos fizeram a família de refém, que foi liberada logo pela manhã.

SEGURANÇA PÚBLICA

A Polícia Civil, informou, através da assessoria de comunicação, que ao todo foram cinco ataques efetivos a bancos (Agência Stilo, Santander da Prefeitura da Capital , Banco Popular no Bosque da Saúde, nas cidades de Querência e Tiquira na modalidade do novo cangaço). Na manhã desta quarta, houve tentativa de roubo à agência do HSBC.

Até o dia 14 de junho a policia havia registrado 41 ocorrência atingindo caixas eletrônicos, sendo que desse total 27 ocorrências consumadas, no qual bandidos conseguiram levar o dinheiro.

Atualizada 14h  

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros