ATUALIZADA DIA 12/07/2024 - ÀS 11H35 - O Sesc Pantanal informou a proibição de banhos na Cachoeira do Parque Sesc Serra Azul, importante ponto turístico de Nobres (122 km de Cuiabá). Medida é valida a partir do dia 15 de julho e visa garantir mais segurança a todos os visitantes do local. Segundo informou o Sesc por meio de nota, foi identificada a necessidade de intervenção de segurança temporária por conta das características do ambiente natural. O local continuará aberto apenas para contemplação da natureza.
Com queda de 50 metros, a cachoeira Serra Azul é rodeada de paredões de arenito, que formam o lago cristalino. Para chegar até ela, é preciso superar os 470 degraus, parte deles numa subida íngreme. A tirolesa tem 700 metros e facilita a descida após a cachoeira. O parque oferece ainda arvorismo, cicloturismo e passeio de 4x4. A área é de mais de 5 mil hectares.
A presença da onça-pintada, na terra, e o gavião-real no ar do Parque Sesc Serra Azul, são os principais indicadores da importância da área para a conservação da biodiversidade no Cerrado mato-grossense.
Somente nos últimos quatro anos, cinco espécies ameaçadas foram avistadas na área de cinco mil hectares, que representa um refúgio diante da perda de habitat pelo desmatamento, caça e captura para criação em cativeiro. O parque existe há nove anos e, neste período, 15 espécies ameaçadas já foram registradas.
O Cerrado é conhecido por ser a caixa d’água do Pantanal, pois é onde se encontram as nascentes do Rio Cuiabá, que deságuam no Pantanal. Localizado próximo a uma das nascentes do Rio Cuiabá, o Parque Sesc Serra Azul, colabora, portanto para a conservação do Pantanal também.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA
O Polo Socioambiental Sesc Pantanal informa que realiza anualmente o monitoramento da área da Cachoeira Serra Azul.
O Parque Sesc Serra Azul existe há mais de 10 anos. Neste ano, foi identificada a necessidade de intervenção de segurança temporária por conta das características do ambiente natural. A medida de prevenção visa ampliar a segurança dos visitantes enquanto acontecem os estudos, análises e obras na área.
A cachoeira continuará aberta para contemplação, mas o local do banho foi readequado. Com isso, a partir do dia 15 de julho, o formato temporário do passeio inclui o banho no Riacho Serra Azul e a subida para contemplação da Cachoeira. A tirolesa, outro atrativo do espaço, segue em funcionamento normal.
A readequação do passeio permite que os turistas conheçam novas e belas áreas do Cerrado mato-grossenses no Parque Sesc Serra Azul.
Com o fim das ações necessárias, o passeio será retomado normalmente com o banho na cachoeira.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.