Cidades Quarta-feira, 05 de Outubro de 2011, 20:00 - A | A

Quarta-feira, 05 de Outubro de 2011, 20h:00 - A | A

VÍRUS DA DENGUE

Secretaria de Saúde está preocupada com o vírus tipo 4 da dengue

Foram notificados pouco mais de mil casos de dengue em Cuiabá; 12 foram considerados graves e estão sob suspeita de ser a forma maiis

 

Mayke Toscano/Hipernotícias

Secretário-adjunto de Saúde do Município de Cuiabá disse que preocupação é quanto a combinação de vírus, principalmente em pessoas com imunidade baixa

O secretário-adjunto de Saúde da Capital, Euze Carvalho, disse em coletiva nesta quarta-feira (5) que a Secretaria Municipal está em alerta máximo para o sorotipo 4 da dengue, uma das formas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypt.

Conforme pesquisas, o primeiro caso no Brasil do sorotipo 4 da dengue foi diagnosticado em Roraima em 2010 e já está em outros estados, como por exemplo Goiás, que faz divisa com Mato Grosso.

“Apesar do vírus 4 ser menos virulento que os outros, estamos preocupados com a combinação dos sorotipos, já que o Estado de Mato Grosso apresentava apenas três tipos e agora estamos no alerta de termos o quarto”, disse o secretário-adjunto.

O cenário é complexo, já que muitos recém-nascidos e adolescentes não pegaram os sorotipos de maior incidência como 1, 2 e 3. “Pessoas de baixa idade, idosas e com imunidade baixa podem pegar dois sorotipos em um curto período de tempo, já que o organismo não está reabilitado e a pessoa pode pegar um outro tipo, o que nos deixa preocupados”, afirmou Euze Carvalho.

De acordo com Benedito Oscar Campos, diretor de Vigilância em Saúde do Município, o sorotipo 2 é o mais virulento e apresenta os sintomas da doença de forma rápida. Porém, todos os tipos podem evoluir para a hemorrágica, a forma mais grave da dengue.

O empenho da Secretaria é na intensificação da pesquisa através do isolamento viral para detectar se o vírus tipo 4 já entrou na Capital do Estado.

ATENÇÃO REDOBRADA

A SMS afirma que neste ano houve redução de 75% de casos endêmicos em relação ao mesmo período de 2010.

Foram notificados 1007 até setembro deste ano em Cuiabá, sendo que 12 foram considerados graves. Para se ter uma ideia da redução de casos de dengue, em 2009, ano em que houve uma epidemia foram notificados 12 mil casos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros