A aplicação do Saeb 2025 — Sistema de Avaliação da Educação Básica — segue em andamento até o dia 7 de novembro nas escolas das redes estadual e municipal de Mato Grosso. Coordenada nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e operacionalizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a avaliação tem como objetivo medir a qualidade da educação básica e subsidiar políticas públicas voltadas à melhoria da aprendizagem.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão acompanhando o processo, oferecendo suporte técnico e pedagógico às unidades escolares.
Desde o início do ano, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) implementou uma série de ações preparatórias, como o programa Movimenta SAEB, voltado ao aumento da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; o EduMotivação: Rumo ao Topo, que capacitou mais de 5 mil professores; o Intensivo 90 Dias – Foco SAEB; o Mira na Meta; além de simulados e mobilizações escolares.
Outras iniciativas incluem o programa Alfabetiza MT e o treinamento de gestores regionais realizado em outubro, com foco na construção de um plano estratégico para a aplicação da avaliação.
Participam da prova, de forma censitária, estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série/4º ano do Ensino Médio (nas escolas com ensino técnico integrado). Já os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participam por amostragem.
As disciplinas avaliadas são Língua Portuguesa e Matemática (em todas as etapas), além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza (por amostragem). Também serão aplicados questionários contextuais para professores, diretores, secretários municipais e famílias, com o objetivo de coletar dados socioeducacionais complementares.
Em 2023, Mato Grosso registrou avanços nos indicadores: nota 5,7 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 4,8 nos anos finais e 4,2 no Ensino Médio, subindo da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do Ministério da Educação. A meta para 2025 é posicionar a rede pública entre as cinco melhores do país.
No estado, a aplicação do Saeb 2025 envolve 526 escolas da rede estadual, além de unidades municipais, federais e privadas, totalizando 1.397 instituições participantes.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






