O Corpo de Bombeiros registrou, nas últimas 24 horas, sete incêndios em andamento no estado, três florestais e quatro em áreas urbanas. As equipes seguem mobilizadas nesta segunda-feira (11), atuando de forma ininterrupta para conter as chamas e evitar a propagação do fogo.
Os incêndios florestais ocorrem nos municípios de Água Boa, Santa Terezinha e Torixoréu. Já as ocorrências em áreas urbanas estão concentradas em Colniza, Água Boa, Santa Terezinha e Torixoréu. Em algumas operações, o trabalho conta com maquinário, caminhões-pipa e reforço de equipes locais.
Nos últimos dias, os bombeiros também conseguiram extinguir três grandes incêndios florestais registrados em União do Sul, Torixoréu e Cocalinho, este último demandou quatro dias de combate intenso.
Fiscalização e monitoramento
O CBMMT acompanha atualmente 23 focos de calor ativos em Mato Grosso, sendo 12 incêndios florestais (nove deles em terras indígenas) e outros 11 focos decorrentes de queimadas irregulares.
As áreas indígenas afetadas incluem: Terra Indígena Marechal Rondon (Paranatinga), Capoto/Jarina (Peixoto de Azevedo), Zoró (Rondolândia), Nambikwara (Comodoro), Pimentel Barbosa (Ribeirão Cascalheira), Areões (Nova Nazaré) e Sangradouro/Volta Grande (Poxoréu). Por se tratarem de territórios federais, o combate deve ser realizado por órgãos do Governo Federal.
Esses 11 focos irregulares são fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite e monitoramento remoto a partir do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, para identificar riscos e responsabilizar infratores.
Situação no estado Segundo dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso registrou 43 focos de calor nas últimas 24 horas, sendo 20 na Amazônia e 23 no Cerrado.
O CBMMT reforça que está proibido o uso do fogo para manejo e limpeza de áreas rurais até 31 de dezembro no Pantanal, até 30 de novembro na Amazônia e no Cerrado, e o ano todo em áreas urbanas. Denúncias podem ser feitas pelos números 193 ou 190.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.