O prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), Osmar Froner, decretou situação emergência nas áreas do município afetadas pela seca. A medida consta do Diário Oficial dos Municípios desta segunda-feira (5). Conforme o documento, comunidades rurais da cidade têm sido abastecidas por caminhões-pipa.
A gestão municipal levou em consideração que, desde o início do mês de julho, Chapada sofre com a ocorrência da seca afetando grande parte da população. Além disso, também há os prejuízos nas áreas cultivadas com soja, mandioca, olerícolas, na grande maioria exigindo o replantio, as pastagens e capineiras com significativa redução na produção de alimentos para a bovinocultura de corte e leite; o abastecimento por meio de três caminhões-pipa para mais de 40 famílias durante o período nas comunidades rurais de Batatais, Córrego do Campo, Mata do Cipó, Vila João Carro e Vila Água Fria.
"Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Chapada dos Guimarães, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução", diz trecho do documento.
Conforme o decreto, a gravidade da situação exige a mobilização de todos os órgãos municipais para as ações de resposta ao desastre.
"Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Chapada dos Guimarães".
A medida entrou em vigor com a publicação oficial.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.