Com um investimento de R$ 1,5 bilhão, o Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, colocou o estado na rota dos grandes eventos esportivos do país e se coloca como alternativa para receber eventos musicais de grande porte.
A estrutura de 300 hectares está localizada na rodovia MT-251, na saída de Cuiabá para Chapada dos Guimarães. Além dos espaços destinados às modalidades esportivas, são oferecidas áreas de lazer, viveiro, centro para shows com capacidade para 100 mil pessoas e um estacionamento para até 12 mil veículos.
A área de shows já foi inaugurada com apresentações do cantor Gusttavo Lima e do DJ Alok, que levaram dezenas de milhares de pessoas ao parque.
Em 2025, o Autódromo Internacional de Mato Grosso já recebeu a primeira etapa da Stock Car, trazendo para a Capital pilotos como Felipe Massa, Rubinho Barrichello e Cacá Bueno, nomes que os mato-grossenses só conheciam pela TV.
Para o ano que vem, além da Stock Car,estão confirmadas etapas da Copa Truck, da Fórmula Porsche e da Moto GP.
Apesar do protagonismo trazido pelo autódromo, não são apenas os eventos de automobilismo que vão ocorrer no espaço.
A pista de skate do Parque Novo Mato Grosso já nasce como a maior da América Latina. Em dezembro, a estrutura recebeu a etapa do Campeonato Brasileiro de Skate na modalidade Park e Street bem como o MT Skate Pro, marcando o encerramento do Circuito Brasileiro Pro de 2025.
A estrutura tem padrão olímpico e estará disponível também para as competições locais. A Federação Mato-Grossense de Skateboard acredita que esse é um marco para o desenvolvimento do esporte no estado.
“Futuramente, vamos ter atletas olímpicos aqui no nosso estado”, diz Bob Peron, presidente da federação.
A expectativa é que o Parque Novo Mato Grosso receba alguns dos maiores eventos da categoria, como o Street League Skateboarding (SLS) e Skate Total Urb (STU), competições de nível internacional que contam com a presença dos maiores nomes do skate no país e no mundo.
Além disso, o lago construído no parque está apto para receber competições de canoagem e esportes de praia. Conversas com as federações já estão em andamento para que esses espaços sejam usados em competições oficiais.
A ideia é transformar o Parque Novo Mato Grosso em uma referência no Centro-Oeste. Em 2026, novas competições e eventos podem consolidar o espaço como uma possibilidade foram do eixo Sul-Sudeste.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








