Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 16h:45

Tamanho do texto A - A+

Motoristas de ônibus devem cruzar os braços em paralisação neste sábado

Por: KHAYO RIBEIRO

O sindicato dos motoristas de ônibus (Sintrobac) anunciou uma possível paralisação na frota de transportes a partir deste sábado (07). Ao HNT/HiperNotícias, o presidente da organização, Ledevino da Conceição, apontou que a categoria aguarda o pagamento dos salários atrasados e poderá interromper as atividades caso não seja remunerada.

RdNews

Integração Onibus

 Imagem ilustrativa

À reportagem, ledevino disse que aos sábados as empresas de transporte público geralmente disponibilizam 250 ônibus para rodarem em Cuiabá. Contudo, caso a paralisação seja deflagrada, as frotas serão reduzidas para apenas 90 veículos rodantes – o que representa pouco menos de 40% do total.

Por meio de um ofício, o presidente apontou que os donos das empresas de transporte teriam até o quinto dia útil do mês (nesta sexta-feira) para realizarem o pagamento dos salários atrasados de seus funcionários.

Caso a medida não seja cumprida, Ledevino adiantou que os trabalhadores poderão cruzar os braços a partir das 00h de sábado. Além disso, o presidente apontou também que as companhias de transporte poderão ser denunciadas ao Ministério Público do Trabalho (MPT) por descumprimento das leis trabalhistas.

Em Cuiabá, operam as empresas Pantanal Transportes, Integração Transportes e Expresso Norte Sul e, em Várzea Grande, a União Transportes, que fazem o transporte intermunicipal.

Histórico

No dia dez de junho, os motoristas de ônibus da região metropolitana de Cuiabá paralisaram suas atividades por conta de atrasos no pagamento dos salários. À época, a manifestação se deu em decorrência de situação semelhantes, na qual os trabalhadores não haviam sido pagos até o quinto dia útil do mês.

Avalie esta matéria: Gostei +4 | Não gostei - 4