Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 18h:08

Tamanho do texto A - A+

Moradores do Santa Teresinha conhecem ETA Sul

Por: DA REDAÇÃO

Moradores do bairro Santa Teresinha, localizado na região sul de Cuiabá, conheceram, neste sábado (07 de dezembro) a nova estação de tratamento de água da capital mato-grossense. A estrutura, situada em uma área de 22.061 m², tem capacidade para produzir 750 litros de água por segundo, o que representa, ao dia, 65 milhões de litros. Além do Santa Teresinha a unidade, cujas obras estão na fase final, vai atender a outros 86 bairros, beneficiando 155 mil pessoas, e trazer melhorarias a todo o sistema de distribuição de água do município.

eta.jpg

 

Considerada o coração do Sistema de Abastecimento de Água Sul, a ETA possui quatro reservatórios que, juntos, armazenam 19 milhões de litros de água. Para levar a água tratada até os consumidores, foram instalados 38 mil metros de adutoras, que são tubulações de grande porte. As obras de implantação do Sistema Sul são realizadas pela Águas Cuiabá, seguindo o contrato de concessão de saneamento básico firmado junto à Prefeitura Municipal. Todos os trabalhos são acompanhados e fiscalizados pelo órgão regulador (Arsec) e Ministério Público (MPE-MT).

Durante a visita, a comunidade do Santa Teresinha conferiu, de forma concreta, o que está sendo feito para garantir o abastecimento de água tratada 24 horas por dia. Hoje, o bairro é atendido de forma intermitente e a concessionária tem realizado, ainda, reforço no fornecimento de água por meio de caminhões pipa. “Estar aqui é uma oportunidade. Nunca imaginei que iria conhecer uma obra desse tamanho, com tanta importância para a comunidade. Olho essa estrutura e vejo água na torneira todos os dias e isso é uma conquista, um sonho”, conta Rita Margarida Gomes, moradora do bairro desde a entrega das chaves, há cinco anos.

A implantação do Sistema de Abastecimento de Água Sul foi possível graças ao investimento de R$ 95 milhões em obras, equipamentos e projetos. “Nossa prioridade é garantir abastecimento de qualidade aos nossos clientes. Temos conhecimento da situação de cada bairro e estamos atentos às dificuldades ainda existentes em algumas localidades.

Mas sabemos que essas dificuldades estão com os dias contatos, porque a ETA Sul tem o porte necessário ao abastecimento dos 86 bairros que ela abrange, com qualidade e regularidade”, declaro o gerente operacional da Águas Cuiabá, William Figueiredo. “Estamos felizes de poder mostrar para a comunidade que o saneamento básico de Cuiabá está avançando – e nada melhor do que conferir de perto as obras para que as famílias fiquem tranquilas quanto ao acesso aos serviços de saneamento, que terão um importante salto de qualidade já no início de 2020”, acrescentou.

A ETA Sul tem inauguração prevista para janeiro de 2020. Ela faz parte do conjunto de investimentos feitos nos sistemas de água e esgoto de Cuiabá, que totalizaram R$ 350 milhões nos últimos dois anos.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 565 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto.

Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas.

O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Greate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei







Mais Comentadas