Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 17h:00

Tamanho do texto A - A+

Limpurb faz mutirão na região da Ponte de Ferro

Por: DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá realiza a partir desse sábado (10) a primeira edição do Mutirão Contra Bolsões de Lixo na região da estrada que dá acesso ao balneário da Ponte de Ferro (após o bairro Dr. Fábio). A atividade é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e planejada para ser executada todos os sábados em uma região diferente.

ASSESSORIA

Mutirão da limpeza

Para esta primeira ação, a Limpurb deslocará para o área atendida duas pás carregadeiras, uma carreta e oito caminhões. A retirada de todo os resíduos descartados irregularmente no local inicia logo às 7h e segue até às 11h. Os materiais recolhidos durante a ação terão como destino o aterro sanitário da Capital. O bolsão de lixo foi identificado a partir do trabalho de ronda e monitoramento feio periodicamente por fiscais municipais.

O trabalho de eliminação de bolsões de lixo já é efetuado diariamente em todas as regiões da cidade. A ideia, segundo a prefeitura, é que a implantação do mutirão intensifique os  resultados.

De acordo com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, a Capital chegou a ter mais de 300 áreas identificadas como locais de despejo ilegal de lixo. Atualmente, apesar de ainda não ser considerado o ideal, o número foi reduzido para cerca de 38. 

“Com trabalho de fiscalização e também colaboração dos moradores conseguimos uma drástica redução nesse número. Aproveitamos também a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, para expandir os espaços de lazer, e transformamos muitos bolsões em praças e parques públicos. Agora, estamos intensificando a limpeza desses pontos mapeados, com o expectativa de zerar essa demanda”, pontua o secretário da Limpurb, Anderson Matos. 

MUTIRÃO NOS BAIRROS

A prefeitura afirma que o Mutirão Contra Bolsões de Lixo acontece paralelamente a outras ações de zeladoria, como o Mutirão da Limpeza, realizado aos sábados nos bairro. Para este fim de semana, por exemplo, a comunidade beneficiada será o Residencial Pádova, na região Norte.

No Pádova serão desenvolvidos os serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores e manutenção da iluminação pública. A atividade contará ainda com a participação dos caminhões do Cata-treco e, igualmente, será efetuada a retirada de todos os bolsões de lixo encontrados no bairro. 

“O Mutirão da Limpeza nos bairros está suspenso desde março. Agora, diante de um cenário de pandemia, retomamos os trabalhos com base nos protocolos de biossegurança. Entre as providências aplicadas estão a entrega de kits de proteção, com máscara, luvas, e álcool, e o afastamento temporário dos servidores do grupo de risco”, explica o diretor de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio. 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei







Mais Comentadas