Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019, 12h:00

Tamanho do texto A - A+

“Justiça dos Poderes” é tema de peça teatral exibida no sábado

Por: KHAYO RIBEIRO

A peça “A Justiça dos Poderes A Mim Conferidos”, que questiona a relação dos poderes da Justiça nas democracias, será exibida no sábado (29). O evento é realizado pela parceria entre o Theatro Fúria, o Coletivo Coma a Fronteira e o Leviana Bar, que sediará o espetáculo.

Pedro Duarte

A Justiça dos Poderes A Mim Conferidos


O evento tem como objetivo intervir no cotidiano da cidade, provocando um movimento sobre o espaço onde as pessoas “apenas repetem uma rotina”.

A pesquisa a respeito desta intervenção urbana se iniciou em 2016 em intercâmbio do Theatro Fúria com a Cia Aqueles Dois. Estreou no Revirado Cênico do Palco Giratório deste mesmo ano, foi apresentada no Festival de Monólogos e Breves Cenas de Vilhena em 2017 e desde então, tem sido fonte de pesquisa e experimentações do grupo que hoje investiga, juntamente com o artista Caio Ribeiro (Coma a Fronteira), o arquétipo da justiça em suas mais variadas formas e culturas, considerando a relação com os privilégios que ela mesma oferece.

"A justiça tem muitas facetas, e na maioria delas é vista como um ser incorruptível, que tem o discernimento para conseguir fazer o melhor juízo das coisas. A questão é que o acesso à justiça está associado a um sistema gigantesco, marcado por pessoas, leis e burocracias. Todo esse sistema conseguiu fazer com que a justiça caminhe conforme caminham aqueles que conseguem se apropriar deste sistema. Quem controla a justiça?", questiona a comunicação do espetáculo.

A parceria com o Leviana Bar não é aleatória. Localizado na Praça da Mandioca, o espaço retoma de alguma forma um ambiente que já foi um local marcado por apresentações artísticas - seja na época do Door 607 ou do Gran Bazar PAC, ou até mesmo há alguns séculos quando a rua do meio da praça era um local festivo, com procissões, carnavais e muito teatro.

Sinopse

A todos os petulantes

que há muito tempo têm rido

toda a vez que da existêcia

da Justiça têm ouvido

destino este recado:

Vamos fazer percebido

os poderes da Justiça

e a quem foram conferidos.

Ficha Técnica

Concepção: Theatro Fúria

Direção: Péricles Anarckos

Figurino: Theatro Fúria e Coma a Fronteira

Artista convidado: Caio Ribeiro

Sonoplastia: Carolina Argenta

Produção: Carolina Argenta

Serviço

Evento: Intervenção Urbana / Performance AJustiçaDosPoderesAMimConferidos

Data: 29 de Junho, às 22h

Local: Praça da Mandioca – Leviana Bar

(Com comunicação do evento)

Credito: Pedro Duarte
Credito: Pedro Duarte
Credito: Pedro Duarte
Credito: Pedro Duarte
Credito: Pedro Duarte
Credito: Pedro Duarte
Credito: Pedro Duarte
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei