A mestre em Administração e especialista em futuro do trabalho, Sônia Regina Guimarães, disse ao HNT TV Entrevista que as habilidades comportais - ou soft skills - estão em alta e são cada vez mais valorizadas pelos recrutadores. Por muito tempo, ter profissionais com competência certificada por diplomas, foi o orgulho dos executivos. Mas isso está mudando. Uma pesquisa da Harvard Business Review feita com mil profissionais comprovou que os trabalhadores que investiram no desenvolvimento de soft skills subiram para o alto escalão das empresas com mais velocidade.
A chegada da inteligência artificial, só está acelerando essa mudança, observa Sônia, pois nem o Chat GPT, o 'queridinho' da vez, é dotado com a sensibilidade humana de gerar relacionamentos.
"Quais são as habilidades para o futuro? São as habilidades comportamentais. Essas habilidades estão em alta. Então, se fico atento a essas tendências, eu estou me preparando. Se estou me preparando, não há porque ter medo das mudanças do mercado", falou Sônia Regina ao podcast.
LEIA MAIS: HNT TV: Cuiabana que ajuda profissionais a reinventar carreiras lança livro
A comunicação e a escuta ativa são as soft skills mais requisitadas nas contratações
O Evermonte Institute levantou as 10 soft skills em evidência no mundo corporativo. A comunicação e a escuta ativa é considerada a mais importante para 70,3% dos executivos consultados pelo estudo, sendo a mais requisitada nas contratações. A inteligência emocional, resiliência, agilidade, a flexibilidade e a criatividade são outras qualidades mencionadas.
Sônia Regina ressaltou que por mais que o profissional seja disciplinado, buscando uma constância, haverão baixas em sua performance e situações pontuais com equipes, mas o importante é estar sempre disposto a reencontrar a rota.
"Vamos ter alguns abalos? Sim. Todos nós temos altos e baixos, mas a gente aprende. Deslizei aqui, cometi esse erro, mas vamos mudar a rota. É bem nessa linha", exemplificou a especialista.
LIVRO
A cuiabana atua com mentoria há cerca de 30 anos e testemunhou mudanças que reinventaram as rotinas de escritórios, como a chegada da internet e a normalização do home office após a pandemia. As vivências adquiridas foram passadas ao papel e são compartilhadas no livro "Lideranças sem Fronteiras - O futuro da gestão é hoje".
Foram meses de pesquisa, conversando com executivos e funcionários de equipes com demandas desafiadoras até ser capaz de fazer um diagnóstico do cenário atual das empresas. Entre os tópicos mais emergentes ela destaca dicas valiosas para líderes em formação, mindset e feedback.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.