A dra. Nayara Cerutti, especialista em harmonização facial, alertou no HNT TV Entrevista que pacientes que utilizam canetas emagrecedoras tendem a apresentar derretimento facial mais acelerado e evidente. Segundo a especialista, a perda de sustentação facial está diretamente ligada à redução de gordura associada à diminuição da produção natural de colágeno. A médica apontou os procedimentos estéticos que estimulam a produção de colágeno como os mais eficientes para reduzir os efeitos da flacidez.
"A pele não fabrica colágeno na mesma velocidade do emagrecimento. Isso faz com que a face fique mais flácida", afirmou.
A pele não fabrica colágeno na mesma velocidade do emagrecimento
Cerutti destacou ainda que o derretimento facial faz parte do processo natural de envelhecimento, independentemente do uso de medicamentos para emagrecer. "Tem pessoas que já apresentam isso, tenham usado Mounjaro ou não. Todo mundo, em algum momento da vida, se não cuidar, vai enfrentar o derretimento facial. É o nosso padrão de envelhecimento", explicou.
Porém, diante do aumento do número de pessoas que recorrem a esse tipo de medicamento, os profissionais da área passaram a desenvolver protocolos específicos para minimizar os impactos estéticos do emagrecimento rápido. Em sua clínica, Cerutti, procura investir em procedimentos menos invasivos, que promovam o 'efeito lifting', sem cortes.
É um trabalho muito minucioso. É uma obra de arte
Até os casos com flacidez mais avançada, são tratáveis sem a necessidade de cirurgia. Para pacientes em que o deslocamento da pele é mais severo, dando a aparência de que está 'pendurada', Cerutti recorre ao combo do estímulo do colagéno com os fios tensores.
"É como fazer uma escultura. A gente olha para uma face e a gente identifica como eu vou esculpir essa face. Aonde tem excessos, a gente tira o excesso. Aonde tá precisando devolver volume, nós devolvemos volume. Então, é um trabalho muito minucioso, sabe? É uma obra de arte", falou a especialista.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
