O tenente-coronel comandante do Batalhão de Emergências (BEA), Rafael Ribeiro Marcondes, avaliou como correta a conduta do motorista de ônibus que não seguiu viagem ao cruzar com incêndio às margens da MT-351, em Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá). Ele evacuou o ônibus e funcionários do Malai Manso que eram levados para a Capital foram forçados a descer. Rafael reforçou a sensação de pânico dos passageiros.
"As pessoas se desesperaram com a temperatura, as pessoas talvez consigam entender um pouco o que as nossas guarnições passam em campo, enquanto as pessoas correm para longe do fogo, a gente corre para cima dele, obviamente com preparo, com estratégia para poder enfrentar, então não é um trabalho fácil, mas a cada ano a gente vem preparando e vem se equipando mais para poder fazer esse enfrentamento", disse o comandante ao HNT TV Entrevista.
Conforme Rafael, não houveram feridos, justamente, pelo comportamento do motorista que não colocou os passageiros em perigo, ousando enfrentar as chamas.
O comandante citou a perda de visibilidade como um dos riscos ao estar em áreas de incêndio. Outro fator preocupante, é a possibilidade de explosão, uma vez que os veículos são abastecidos com combustíveis altamente inflamáveis.
"É preciso ter essa atenção dos condutores, evitar tentar passar a todo custo, atravessar o veículo ali para tentar atravessar aquelas chamas, uma pelo risco da temperatura, segunda pelo risco da falta de visibilidade porque a fumaça acaba tomando conta e dificultando tudo. É esperar pelo momento mais seguro para poder continuar o seu deslocamento", falou o comandante.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.