O guia de turismo Ailton Lara, que atua no Pantanal mato-grossense, disse que a atual situação do bioma é tranquila, mas que as equipes continuam em alerta para a possível reignição do fogo na região, que desde o mês de outubro passa por incêndios florestais. Trabalhadores seguem no local ajudando os animais que agora sofrem com outras consequências, como a fome, já que praticamente boa parte da vegetação foi destruída.
“A situação aqui (no Pantanal) está tranquila, a gente já consegue respirar. Mas estamos atentos com a reignição. Toda atenção para que o fogo não volte. Foi bastante intenso”, disse o guia, em entrevista ao programa Tribuna, da Rádio Villa Real FM, na manhã desta quarta-feira (22).
A chuva registrada no fim de semana no Pantanal contribuiu para o controle do fogo. Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apenas dois focos de incêndio foram registrados de segunda até esta quarta-feira. Portanto, segundo informou Ailton Lara, agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio), do Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), entre outros brigadistas de Organizações Não Governamentais (ONGs), continuam no local fazendo o rescaldo das áreas queimadas. “Colocando água em valas por onde o fogo passou para que ele seja apagado de vez”, explicou.
O trabalho de rescaldo consiste em garantir que o fogo não volte para a vegetação que já foi queimada. Conforme o guia, existem várias formas de incêndio no Pantanal: na superfície, fogo de copa e subterrâneo. Além do criminoso, quando é colocado por pessoas, e por intervenção da natureza com raios, como, segundo o Corpo de Bombeiros, ocorreu desta vez.
Depois da extinção do fogo, agora o principal problema apontado por Ailton Lara é a fome da fauna. “Muitos animais, vacas, patos, sucuris, jacarés sofreram com a seca e as queimadas”, destacou. Muitos animais também não resistiram e morreram queimados. Até o momento, ainda não há uma estimativa da totalidade de vertebrados que foram vítimas do fogo.
As chuvas previstas para a toda esta semana, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, deve ajudar ainda mais na extinção total do fogo no bioma.
LEIA MAIS: Pancadas de chuva são esperadas ao longo de toda semana
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.