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Cidades Quinta-feira, 17 de Julho de 2014, 17:09 - A | A

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Quinta-feira, 17 de Julho de 2014, 17h:09 - A | A

MISTÉRIO

Governo do Estado está por 'um fio' com as obras do VLT

Nesta sexta-feira as obras do VLT entram na em risco e dúvidas sobre conclusão, caso o Estado não publique novo aditivo para assegurar mais prazo

WALMIR SANTANA

As obras para a implantação do novo modal do transporte coletivo na capital, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), poderá a partir desta sexta-feira (18), entrar em período de risco e dúvidas sobre o prazo para a conclusão. O problema poderá ser evitado caso o Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), publique um novo aditivo para assegurar mais prazo para o término das construções. Até o fechamento da reportagem, a Secopa não havia se pronunciado sobre o assunto.

A ordem para o início da execução dos serviços do novo modal de transporte de Cuiabá foi dada pelo Governo do Estado no dia 21 de junho de 2012. O contrato expirou no dia 21 do mês passado.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Em junho de 2012, governador Silval Barbosa dava ordem de serviço do VLT e dois anos depois, não da conclusão da obra

De acordo com André Luiz Souza Ramos, responsável pela Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sem aditivo o governo fica fragilizado, não podendo obrigar a conclusão do VLT, já que o contrato expirou. Por meio da assessoria de comunicação do TCE, Ramos explicou que caso não haja um novo aditivo, e por ventura a obra for abandonada pelo Consorcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela execução do projeto, aos trabalhos só poderão ser retomados após um novo processo licitatório, tornando ainda mais tardio e caro a entrega do novo modal à população.

Nesta quinta-feira (17) começou a ser elaborado um termo de ajustamento de gestão (TAG), documento a ser assinado pela Secopa, as empresas contratadas e o TCE estabelecendo um calendário físico e financeiro para entrega das obras da Copa do Mundo e tratará também da qualidade das obras. O TAG precisa ser negociado entre as partes, mas após a lavratura pode resultar em penalidades no caso de descumprimento dos termos ajustados. A medida não substitui um novo termo aditivo.

EFEITO COPA
As obras de implantação da via permanente foram paralisadas na primeira semana de junho deste ano por determinação do Governo do Estado, para que as principais avenidas da capital pudessem ser liberadas para facilitar o tráfego de turistas durante os jogos da Copa em Cuiabá.

Aos poucos, de acordo com a Secopa, as obras estão sendo retomadas. O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, informou que na Avenida Rubens de Mendonça, por exemplo, já estão sendo recolocados os tapumes para que os canteiros possam ser preparados e os trilhos assentados.

A implantação do VLT em Cuiabá vai aos cofres públicos o montante de R$ 1,4 bilhão. As empreiteiras responsáveis pela obra têm obrigação de instalar não somente o VLT, mas de executar todas as obras de mobilidade urbana necessárias para a passagem dos vagões.

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Carlos Nunes 18/07/2014

E mais uma vez o Datena, em rede nacional, falou sobre a necessidade de fazer uma Auditoria Nacional sobre a Copa do Mundo - aqui em Mato Grosso seria sobre as obras da Copa, Arena Pantanal, VLT, etc. É necessário que os cidadãos de bem e que ainda tem vergonha na cara peçam essa Auditoria, para ver QUANTO(?) já foi torrado nas tais obras, bem como QUANTO(?) ainda vão torrar para terminar as obras. Por que? Porque todo o dinheiro é PÚBLICO, nosso dinheiro - fruto do nosso trabalho e do pagamento de impostos, que os políticos pegam e botam a banca com o nosso dinheiro. Há algum tempo, na praça alencastro, um empreiteiro chorava as mágoas e dizia: pois é, para participar vou ter que pagar 30% de propina, mas estou lutando para o pessoal deixar em 10%. Infelizmente, ninguém tinha um daqueles gravadores minúsculos do Paraguai, para gravar o tipo de conversa, e mandar para a PF, para o MP, etc. Pois é, depois que apareceu dinheiro na cueca...a Corrupção ficou explícita e descarada. Tomando a conversa do empreiteiro como amostra...a gente pode calcular o nível de corrupção que essa Copa do Mundo vai atingir, em todo território nacional. E vai ficar uma turma em cima do muro, dizendo que NÃO SABE DE NADA, e nem quer saber. Urge então alertar o TSE, o TRE, que fique com "os Olhos e Ouvidos" bem abertos (escancarados) pois deve vir por aí uma avalanche de Caixa 2 (fruto da propina) + compra de votos de montão. E a gente, como eleitor, vai sair de casa, para votar, pensando que vai mudar o Brasil, Mato Grosso...vai nada...tudo já está armado, porque infelizmente maus brasileiros vendem o voto, são mercenários do voto por qualquer 50 reais. Enquanto isso...a FIFA vai sair com um lucro de 4,5 BILHÕES DE REAIS, sem pagar impostos - o Marcelo Resende, em seu programa, disse que "enquanto o brasileiro está sob uma alta carga tributária, a FIFA ficou isenta dos impostos". Resta saber: Em qual região do país, esses 4,5 BI vão fazer uma falta danada.

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Pardal 18/07/2014

Será que alguém poderia publicar o estudo da viabilidade do VLT, para Cuiabá-MT? O Cronograma físico-financeiro da obra para 2014, 2015? O projeto Básico do VLT, em Cuiabá-MT?

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M. Mattos 18/07/2014

Desde o início desta vergonhosa, escandalosa e fraudulenta obra do VLT fui um ferrenho critico não contra a obra em si, mas pela forma irresponsável e sem planejamento que assumiram construir em menos de dois anos um VLT de 22,5 km, quando um parecer emitido por um técnico do Ministério das Cidades foi claro e deu com inviável o cronograma que o governo se propunha construir em menos de dois anos para atender a copa. Fraudaram o parecer e aprovaram o projeto do VLT com orçamento três vezes maior inclusive com suspeitas de propinas. O resultado ai está. Dois exemplos mostram a irresponsabilidade de nossos gestores. O primeiro ocorreu em Brasília quando desistiram de um projeto de cerca de apenas 7 km para a construção de um VLT na mesma época do início das obras em Cuiabá por ser inviável. Outro é o VLT de Fortaleza que decorridos dez anos do início e ainda não conseguiram concluir muitos trechos, porem triplicando o custo inicial da obra. Falam em concluir o VLT no próximo ano, agora com mais uma agravante do aditivo contratual (de quanto?) que pode inviabilizar este cronograma sem jamais ninguém ter citado quais os trechos e a extensão das linhas que ficarão prontas. Por enquanto nem um único metro está operacional e a copa já acabou. Acorda povo cuiabano, pois a festa foi linda, porém o despertar será doloroso.

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