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Cidades Sábado, 11 de Fevereiro de 2017, 16:20 - A | A

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Sábado, 11 de Fevereiro de 2017, 16h:20 - A | A

NOVAS BARBEARIAS

Estilo ‘vintage’ e serviço diferenciado conquistam público masculino em Cuiabá

RAYANE ALVES

Cortar o cabelo em um salão de beleza comum, com atendimento unisex, vem deixando de ser uma prática do público masculino, que busca mais do que  um simples serviço. Agora, parte desse público gosta de aliar o corte de cabelo aos cuidados com a barba, bigode, e aos tratamentos mais modernos como selagem e hidratação. É o ressurgimento das barbearias. A grande novidade fica mesmo com a decoração desses ambientes e com tempo de espera. Por que não aproveitar aqueles minutinhos para tomar um chopp bem gelado e acompanhado de um bom rock’roll, ao mesmo tempo em que conhece modelos clássicos de motos e outros artigos retrô? Essa é a tendência das novas barbearias abertas em Cuiabá. 

 

Alan Cosme/HiperNoticias

barbearia império

 

Inspirada em modelos dos Estados Unidos e da Europa, esses estabelecimentos conquistaram espaço no Brasil. E, há quase dois anos, chegaram na capital de Mato Grosso. Os clientes estão cada vez mais exigentes e procuram tratamento diferenciado. Com criatividade e muito estilo, os empreendedores criaram redutos para preocupação masculina com a  beleza e conseguem driblar os efeitos da crise econômica. 

 

Na avaliação do barbeiro Gilmarley Araújo, a inauguração das barbearaias inspiradas nos anos 1950 ocorreu a partir de uma demanda criada pelos próprios homens. Ele lembra que grande parte do público masculino acabva adiandoo corte de cabelo por ter que ficar esperando o atendimento nos salões comuns. A espera  era entediante, já que havia apenas revistas para serem folheadas no local.

 

Com a novidade, os homens passaram a ficar mais exigentes e agora vão até três vezes por mês na barbearia para dar um toque especial no visual e ainda fazer o que gosta, como por exemplo, tomar uma cerveja, participar de mesas de jogos e até fazer uma nova tatuagem.

 

Mineiro,  Gilmarley viu a possibilidade de virar dono do próprio negócio e estreou no dia 11 de julho de 2015, a Barbearia Império. O local foi inspirado tanto no estilo americano quanto euroupeu.

 

“Eu acompanho muito os barbeiros e vi que essa tendência explodiu há quatro anos. Só que em Cuiabá demorou a chegar. Porém, quando iniciou eu curti bastante e vi a possibilidade de realizar meu sonho e, agora estou pensando inclusive em acompanhar as barbearias dos países de primeiro mundo como a China que funciona o comércio às 24h do dia”, diz.

Alan Cosme/HiperNoticias

barbearia império

 

Para aperfeiçoar a profissão,  Gilmarley fez cursos no Instituto Caxeta e com o barbeiro Eduardo Muller, no Rio de Janeiro. Segundo o profissional, os serviços oferecidos são sobrancelha, corte de cabelo, barba, selagem, coloração, pigmentação, relaxamento e o mais novo corte degrade, que segue um padrão americano junto com a coloração.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

barbearia império

 

Apesar de o ambiente ter música ambiente, jogo de luz, exposições de CD e vinil, fliperama, papeis pregados na parede com tom mais sofisticado relacionados à história em quadrinhos e objetos mais históricos, os preços são bem sugestivos e amplos. Para se ter uma ideia, o corte simples está na faixa dos R$ 25 e vai até o pacote combo de R$ 100, que agrega todos os serviços.

 

Nesse mercado há quase dois anos e com a oportunidade de inclusive montar uma filial em Várzea Grande,  Gilmarley observou que o serviço mais procurado pelos homens tem sido o corte degrade que está no topo da moda e está sendo inclusive utilizado pelos famosos como o jogador David Beckmam e o ator Cauã Reymond.

 

Thyago Milhomem também decidiu investir na tendência e começou com a barbearia Barber Shop no dia 23 de janeiro de 2016. Antes de atuar neste mercado, ele trabalhava como professor de judô. Mas, sempre sonhava em ser o próprio chefe de uma forma bem despojada. E, nas barbearias acabou se encontrando. 

 

“A ideia é ter um espaço onde o homem se sinta mais à vontade. Temos sala de jogos com videogame, mesa de sinuca e mais futuramente queremos implantar também a sala da narguile”, comentou.

Alan Cosme/HiperNoticias

barbearia barber shop

 

 

Thyago veio de Campo Grande para iniciar o negócio na Capital porque lá o mercado já estava saturado. “Meus amigos abriram lá e decidi arriscar aqui para crescer. Não precisamos de nada muito sofisticado. Só o toque vintage com serviços de qualidade atrai o cliente e muitos deles fieis”, frisou.

 

Além da sala de jogos e todas as tendências de cuidados da beleza masculina, o espaço ainda tem um bar onde oferece cappuccino, cerveja, chope, água, música eletrônica, rock, pop e gospel. Tudo isso para agradar todos os clientes.

 

Na Kartell Kuston Shop, estabelecimento inaugurado em 11 de junho de 2016, também não é diferente. O local oferece oficina de customização de motos, estúdio de tatuagem, barbearia, hambúrgueres e um bar com shows de blues e rock. Segundo o proprietário Marcos Leonel, o espaço segue uma tendência internacional e reúne um mix de utilidades em um mesmo ambiente.

 

“O cara pode adiantar os serviços dele e aproveitar o que curte em um único ambiente. Isso é que eu digo que podemos unir o últil ao agradável. Mas, agora também penso em retirar a oficina do local e montar uma casa noturna com todos os serviços porque é o que percebemos que o público tem mais aceitado”, contou.

 

Além desta nova ideia, Marcos também frisou que todas as bebidas long Neck serão servidas aos clientes em um tanque de motor.

Assessoria

Kartell

 

“Será uma barbearia com show e tudo voltado ao motor. Ou seja, para quem gosta de rock e curiosidades sobre motos, principalmente a Harley, independente do ano ou modelo e o local. Durante os cuidados com a beleza são oferecidas diversas possibilidades de transformação”, concluiu. 

Arquivo Pessoal

Barbearia

 

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Álbum de fotos

Alan Cosme/HiperNoticias

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