Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 12h:54

Tamanho do texto A - A+

Em Cuiabá, shoppings, bares e restaurantes podem funcionar até as 22h no domingo de Dia dos Pais

Por: REDAÇÃO

Shoppings, bares, restaurantes, pizzarias e congêneres poderão abrir as portas até as 22h em Cuiabá, no próximo domingo (09). A medida expecional para o Dia dos Pais, anunciada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), considerou um estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que demonstra uma redução no crescimento dos casos de coronavírus na Capital. O toque de recolher, no entanto, vigora normalmente, com início às 23h. 

Mayke Toscano/Hipernotícias

Shopping/3 américas

 

De acordo com o estudo da UFMT, Cuiabá passou o pico de contágio pelo novo coronavírus no dia 16 de julho e registrou a menor média de crescimento semanal do vírus, 2,6%, na quarta-feira (5). O decreto, que trata da medida exepcional, deve ser publicado ainda nesta quinta-feira (6).

“Analisando com a minha equipe e com a minha família, pensei que poderíamos, com essa segurança e com essa prudência, oferecer um pouco mais de alento aos trabalhadores, ao setor produtivo e à família cuiabana. Domingo agora, dia 9 de agosto, é dia dos pais. E como Cuiabá está fazendo o dever de casa, estamos atingindo gradativamente essa segurança diária no combate à propagação do vírus, nada mais justo que possamos dar um pouco mais de esperança, de alento e de união à família cuiabana”, afirma Pinheiro.

Atualmente, os Shopping Centers são proibidos de funcionar aos domingos. Já bares e restaurantes devem encerra as atividades às 16h nos domingos e feriados.

Apesar da autorização excepcional de abertura, o gestor salientou que continuam valendo outras determinações previstas no Decreto 8.020, sobre as medidas de biossegurança que devem ser observadas por todos. “Todas as medidas de biossegurança devem ser respeitadas e devem se promovidas pelos proprietários, pelos trabalhadores e pelos clientes”, frisa o prefeito. 

Painel da Covid-19

Cuiabá tem 13.048 de seus residentes infectados pelo coronavírus, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 588 pessoas morreram devido às complicações da Covid-19 na Capital e outras 200 pessoas permanecem internadas em estado grave com quadro confirmado da doença.

A taxa de recuperados ainda é tímida, de apenas 23%. 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei