A Defesa Civil de Mato Grosso apresentou, nesta quinta-feira (23), as ações desenvolvidas para a gestão de riscos e prevenção de desastres envolvendo barragens, durante o 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens, realizado em Cuiabá.
A exposição foi conduzida pelo superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, que detalhou o trabalho de análise dos Planos de Ação de Emergência (PAE) e as visitas técnicas realizadas para verificar sinalizações de rotas de fuga, pontos de encontro e sistemas de alarme.
O superintendente também destacou a importância da capacitação de servidores e da população que vive na Zona de Autossalvamento (ZAS), além da realização de exercícios simulados de evacuação.
Segundo ele, a pauta da segurança de barragens é estratégica dentro da Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, por envolver a mitigação de riscos ambientais e a proteção das comunidades localizadas próximas a empreendimentos dessa natureza.
“Esse tipo de emergência tem potencial elevado de causar danos ao meio ambiente e à população. Por isso, o foco da Defesa Civil é fortalecer a gestão de risco e a resposta rápida a qualquer situação que envolva barragens”, afirmou.
Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens
O 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens foi promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (Ibape-MT), entre os dias 22 e 24 de outubro, no auditório da OAB-MT, em Cuiabá.
O evento reuniu profissionais do meio ambiente, estudantes, empreendedores e representantes de órgãos públicos e do setor privado, com o objetivo de fortalecer a integração entre as instituições envolvidas na gestão de riscos e na prevenção de desastres relacionados a barragens em Mato Grosso.
Durante o simpósio, foram debatidos temas como projetos de segurança, impactos das mudanças climáticas, planos de ação e emergência, estudos de ruptura, atuação da Defesa Civil e fiscalização de barragens conduzida pela Sema.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








