Não é de hoje que os cuiabanos são fãs de uma boa cerveja gelada. Talvez por conta das altas temperaturas que atingem a capital do Estado, a bebida alcoólica esteja sempre presente na mesa, seja qual for a comemoração. Mas um segmento tem se destacado entre os demais, o das cervejarias artesanais.
Somente em 2021, uma das cervejarias artesanais mais conhecidas dos cuiabanos vendeu 2 milhões de litros de cerveja, o que justifica Cuiabá ser a terceira capital que mais consumiu bebidas alcoólicas no ano passado, segundo o Ministério da Saúde.
De acordo com o levantamento, 23,17% dos cuiabanos consumiram mais de quatro doses de bebida alcoólicas em 30 dias. A capital brasileira que mais consumiu foi Belo Horizonte (25,20%), seguida de Vitória (23,28%).
Segundo o Ministério da Agricultura, no país, existem 1.383 cervejarias registradas, em uma média de crescimento de 19,6% nos últimos 20 anos. Tudo isso impulsionado pela popularização das cervejas artesanais.
Na cerveja artesanal, as cores são mais peculiares e mais encorpadas. As principais diferenças das cervejas artesanais para as industrializadas estão no sabor e no aroma mais intenso. Cada vez mais consumidores valorizam a degustação de cerveja artesanal e a qualidade do produto.
No mês de março deste ano, um shopping da Capital reuniu as onze maiores cervejarias de Mato Grosso em um festival de cerveja artesanal, que durou três dias. A principal e mais conhecida cervejaria do Estado é a Louvada, localizada na avenida das Torres, em Cuiabá.
De acordo com o diretor da cervejaria, Gregório Ballarotti Laurindo, uma vez que o consumidor experimenta uma bebida feita de maneira artesanal, ele passa a procurar sempre por marcas no mesmo segmento.
“O segmento de cerveja artesanal vem crescendo em uma constante no Brasil. Houve um ano de não crescimento, devido à pandemia, mas agora as coisas estão voltando ao normal e o crescimento voltou a ocorrer. As pessoas, em geral, gostam de produtos bons, logo, sempre que uma pessoa prova uma cerveja mais saborosa, como é a cerveja artesanal, ela tende a consumir mais desse produto, pois como diz Carlos Ferreirinha - uma grande marketeiro do nosso pais - o paladar não retrocede”, disse ao HNT.
Ballaritti ressalta que a expectativa da Louvada para este ano é que o consumo cresça significativamente. “O calor de Mato Grosso e Cuiabá é um grande aliado nosso”, ressaltou.
Outra cervejaria que tem conquistado espaço e o gosto dos cuiabanos é a La Cerva, também localizada na avenida das Torres. Segundo sócia-proprietária da empresa, Roziane Ferreira Lesmo Varela, o movimento de clientes tem crescido de 15% a 20% todos os meses e a expectativa é que esse número cresça ainda mais e que aumente a produção para dar conta da demanda.
“Na medida que foi liberando o comércio e em virtude do afrouxamento das medidas de segurança da pandemia, nós temos visto cada vez mais clientes buscando nossas cervejas”, disse.
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