Foi realizada na noite deste sábado (2) a abertura oficial da 52ª Expoagro Inovadora. A maior feira agropecuária, da indústria e comércio do Centro-Oeste é considerada uns dos eventos mais aguardados na capital.
?
Autoridades políticas como o governador Pedro Taques, o ministro de Agricultura Blairo Maggi, o senador Wellington Fagundes, senador da República, Cidinho Campos e o deputado federal, Fábio Gárcia estiveram presentes na cerimônia de abertura. Além do presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Arruda, o vice-presidente Celso Nogueira e demais diretores da entidade.
A orquestra do Corpo Musical da Polícia Militar abriu a cerimônia de abertura com o hino nacional, após a chegada do governador. Logo após, o padre da Arquidiocese de Cuiabá, Gaspar Goldschmidt celebrou sobre o exercício da fé para a concretização de novas oportunidades.
O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá destacou a força do estado na produção agrícola e a conquista de ultrapassar mais de cinco décadas com a realização da Expoagro. “Sem dúvida nenhum que o estado de Mato Grosso tem ótimos resultados devido à dedicação dos produtores e o incentivo do Governo do Estado. Graças à soma desses esforços e o empenho do Sindicato Rural de Cuiabá e seus parceiros, chegamos a 52ª edição da Expoagro”.
Ricardo ressaltou também o novo desafio de realizar a feira com um jeito inovador, com a elaboração de uma programação mais dedicada ao produtor rural. “A nova programação busca levar informação, conhecimento e trazer mais conquistas para o produtor rural. O Fórum das Cadeias Produtivas é um exemplo disso, de levar o público urbano para conhecer de perto a vida de quem vive no campo”.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi afirmou que o país poderia se tornar o maior exportador do mundo, entretanto é preciso desmistificar a burocracia que impede melhorar o desenvolvimento do agronegócio. “Hoje estamos em um cenário que precisamos produzir e investir mais. Elaborar novos planos, desenvolver novos projetos que fomentam cada cadeia produtiva. Precisamos profissionalizar nossos produtores rurais, somente dessa forma podemos reverter a situação econômica do país. É com muita satisfação que retorno a Expoagro como ministro da Agricultura, nosso ministério está a disposição do pequeno e grande produtor rural e empresários do agronegócio”, disse.
Por fim, o governador Pedro Taques contribuiu com a cerimônia de abertura, dizendo que mediante a crise, o estado não pode se desaminar e deve criar novas oportunidades para economia da região Centro-Oeste. “Reconheço completamente que vivenciamos uma época abertura, mas não podemos deixar isso nos abalar. O Governo do Estado juntamente com todas as secretarias, vem buscando criar novas oportunidades para alavancar a economia”.
Estiveram presentes na abertura, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, o superintendente do Famato/Senar, Otávio Celidonio, presidente do FABOV, Jorge Pires, diretor executivo da AMPA, Décio Tocantins, presidente da Acrimat, José João Bernandes, presidente da Empaer, Lair Mota, presidente do IMAC, Luciano Vacarri e o coronel da PM, Gley Alves de Almeida Castro.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.