Direto da periferia do Rio de Janeiro, o catador de lixo Tião Santos saltou do anonimato à projeção mundial ao se tornar o protagonista do premiado documentário “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar em 2011. Defensor da universalização da coleta seletiva de lixo no Brasil, o ativista contará sua história e defenderá a causa ambiental durante o 9º Fórum de Responsabilidade Socioambiental PróUnim, em Cuiabá.
Bibiana Maia/Expresso |
![]() |
O evento acontece no dia 13 de novembro, a partir das 18h, e é promovido Pelo Instituto PróUnim e Unimed Cuiabá. As inscrições são gratuitas, abertas a toda a população, e podem são realizadas pelo site www.unimedcuiaba.com.br. Com o tema “10 anos de Inclusão”, a nova edição do fórum celebra uma década de trabalhos sociais prestados pelo Instituto PróUnim.
LIXO
Tião Santos fundou com colegas a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG), considerado um dos maiores aterros sanitários do mundo. O local e seus personagens ganharam repercussão com o documentário Lixo Extraordinário, do artista plástico VickMuniz, vencedor de diversos prêmios no Brasil e exterior, incluindo duas premiações no Festival de Berlim. Em meio a ações de promoção da coleta seletiva no país, Tião Santos lança ainda este ano o livro “Do lixo ao Oscar”.
PARCEIROS
O 9º Fórum de Responsabilidade Socioambiental PróUnim conta com o patrocínio da Unimed Federação Mato Grosso, ZF Comunicação, Buffet Leila Malouf, Gráfica Print, Sicredi, Sedare, Hospital e Laboratório Santa Rosa, Laboratório Carlos Chagas, Imagens Medicina Diagnóstica, Hospital Femina, Cedic e Cedilab.
Para se inscrever no 9º Fórum de Responsabilidade Socioambiental basta acessar o portal da Unimed Cuiabá ou clique aqui.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.