O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, neste domingo (9). A prova reúne mais de 4,8 milhões de participantes, sendo cerca de 1,8 milhão de alunos concluintes do ensino médio, de acordo com dados do Painel Enem 2025.
Segundo a professora Dani Toffoli, do Curso Anglo (SP), o tema segue a linha tradicional do exame, ao propor uma reflexão sobre grupos sociais específicos. “O termo ‘perspectivas’ pode confundir alguns alunos, já que, nos últimos anos, o Enem usou a palavra ‘desafios’ em seus temas. É importante que o candidato saiba problematizar a questão e não apenas listar pontos positivos”, explicou.
Dani reforça que a proposta de intervenção continua sendo um dos principais critérios de avaliação. “O aluno precisa discutir as causas e consequências do envelhecimento no país, além de propor soluções possíveis”, afirma.
A redação é aplicada no primeiro dia do exame, junto às provas de linguagens, ciências humanas e língua estrangeira. No próximo domingo (16), os candidatos farão as avaliações de matemática e ciências da natureza.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e permite o ingresso em universidades públicas e privadas.
Temas anteriores da redação do Enem
2024 – Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





