A coisa não anda fácil para o Facebook. De acordo com uma matéria do site 'Olhar Digital', publicada nesta segunda-feira, 10, a rede social mais conhecida do país, pode ser retirada do ar em todo o país. Dessa vez, o Facebook entrou na mira de novo da justiça brasileira. Nas vezes anteriores, o que motivou a tentativa de bloqueio foi o WhatsApp, que realmente chegou a sair do ar por doas vezes. Dessa vez, um magistrado de Santa Catarina não quis bloquear o aplicativo de mensagens, mas o Facebook em si. A decisão saiu do estado de Santa Catarina. O magistrado ordenou que a rede social fosse retirada do ar em todo o Brasil por vinte e quatro horas por desobedecer a justiça.
Quem assinou a sentença foi o juiz Renato Roberge. Ele trabalha na justiça eleitoral da cidade de Joinville. Tudo isso porque a rede social teria se recusado a tirar um perfil do ar envolvendo política. O tal perfil tirava sarro de Udo Dohler, do PMDB, candidato à prefeitura do município de Joinville. Além de tirar o perfil do ar, o juiz solicita para que a maior rede social do Brasil revele quem estaria administrando o perfil, denominado 'Hugo Caduco'. Na sentença, o profissional da justiça diz que não há dúvida de que o perfil tratado fere a legislação eleitoral brasileira.
A sentença fala ainda que a missão do tal perfil era claramente difamar o candidato. Agora a ordem está nas mãos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com informações do 'Olhar Digital', a assessoria da empresa teria sido procurada. Ela teria afirmado que já forneceu todas as informações solicitadas, como o IP do administrador, assim como pedia o juiz. "Por ora", alegou um porta-voz, "o Facebook não vai sair do ar". Além disso, também não há uma data para que essa retirada seja efetuada, diferente de outras sentenças, que dão o dia e o horário.
É sempre bom ter cuidado com suas informações. Redes sociais são empresas e realmente podem sofrer os mais variados problemas. Por isso, o recomendado é ter sempre os arquivos em outros lugares, como aquela foto que você ama tanto.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.