Alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Celso Ferreira da Cunha, localizada no distrito do Riozinho, em Cacoal-RO, ficaram em primeiro lugar na etapa nacional do Concurso Roteiro, Escola e Cinema. Os autores são indígenas das etnias cinta larga, karitiana e suruí. O resultado do trabalho da equipe será exibido Congresso de Línguas da Ibero-América na Espanha, em setembro.
Pabikyt Santos Cinta Larga, Jefferson Suruí, Juliana Karitiana, Pangueka-Kup Santos Cinta Larga escreveram o roteiro do curta metragem de três minutos, gravado nos dias 27 e 28 de julho com o tema “O lugar onde vivo”.
A história retrata a paixão entre primos e é baseada na lenda da lua, em que há um relacionamento amoroso entre irmãos, famosa entre as tribos da região. “Pensamos em mostrar a cultura das tribos daqui”, explicou Pabikyt.
O curta-metragem, estrelado pelos próprios autores, será exibida no Congresso de Línguas da Ibero-América, que acontece na primeira semana de setembro, na cidade de Salamanca, na Espanha. A gravação do vídeo foi feita por profissionais da TV Escola.
O projeto, realizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica e a TV Escola, do Ministério da Educação, é estendido a todas as escolas públicas participantes do Programa Mais Educação.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.