Divulgação
No dia 25 de abril de 2012 comemoramos oficialmente o dia do contabilista brasileiro, por iniciativa do Senador João de Lyra Tavares, reconhecido pelo Conselho Federal de Contabilidade como o patrono da contabilidade brasileira.
Num almoço organizado, em São Paulo, pela classe contábil, em 1926, o Senador pelo Estado do Rio Grande do Norte, João Lyra, foi homenageado e aclamado pelos profissionais presentes, como Presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros.
No seu discurso defendeu veementemente a criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros, sendo a partir daí um marco importante para organização dos sistemas CFCs e CRCs, que temos nos dias atuais.
Num determinado momento da sua fala assim pronunciou: “Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o Dia dos Contabilistas Brasileiros”.
Naquela época não existia o termo contabilista, para designar o profissional da contabilidade, e sim a profissão de contabilidade, pois ele também era guarda-livros (técnico em contabilidade), criado em 1931 e a de Contador em 1945. Somente pela CLT em 1945 e pelo Decreto- Lei n. 9295/46, que se falou em contabilista, como sinônimo de contabilidade, para separar o campo profissional e atuação do Técnico de Contabilidade (profissional de ensino médio) e pelos contadores, bacharéis em ciências contábeis, de ensino superior.
Muitos estudiosos defendem o 25 de abril, como o dia da Contabilidade e não o dia do contabilista, por não existir em 1926 e também por não existir até hoje, declarada como não existente pelo STJ no RE SP 112.190/RS, fiquemos, pois, melhor com o termo genérico profissionais da contabilidade. Por isso conclamamos, a todos os profissionais técnicos que cursem o ensino de ciências contábeis e venham a ser tornar, um novo Contador.
Precisamos então repensar essa data e instituí-la, como o dia da contabilidade brasileira, e transformar o 22 de setembro, dia da criação do Curso de Ciências Contábeis, em 1945, como o verdadeiro dia dos contadores, pois os registros de técnicos em contabilidade, a partir de 2015, não serão reconhecidos pelos Conselhos Regionais de Contabilidade.
Por fim então, PARABENS À CONTABILIDADE BRASILEIRA! A ciência da riqueza.
A ciência do patrimônio.
(*) JOÍLSON GONÇALVES DA SILVA é contador (CRC/MT 4097), Bacharel em Ciências Contábeis/UFMT, pós-graduado em Planejamento Regional - ADESG/RJ e Gestão Pública e Finanças/ UFMT, Conselheiro do CRCMT, membro da Câmara de Controle Interno e Técnico de Controle Público Externo – TCE/MT.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.