Na hora do parto, quando o filho Vero* nasceu, Quimera* foi invadida por um instinto maternal. É o bebê que ela imaginava. Perfeito. Dorme a noite toda, está sempre sorridente e não tem cólicas. Ela sempre tem tempo para ela mesma e passa o dia todo com ele. Ela não grita muito menos vacila. Sempre sabe o que fazer. Até cozinhar iguarias para um momento do casal, ela faz. E sente um cheiro de cocô explosivo...
Vem da mão toda suja do barro da fralda do filho. Com olheiras e cabelos desgrenhados, ela acorda da maternidade ideal. Na experiência real, ela não sentiu amor imediato por Vero* e teve dificuldades na amamentação. Ainda assim, encontrou ânimo para voltar a trabalhar mais de 40 horas semanais, sem a obrigatória licença à maternidade. E já pensa em como irá suportar a frustração da separação do filho quando ele for independente e sair de casa. Recorda disso, enquanto tira todas as fezes do bebê e coloca ele na banheira.
Por mais extraordinária que a mãe seja, ela é um ser humano, sujeito a erros e acertos e faz o melhor que pode. Seja por influência do instinto materno, da história familiar, da cultura, do médico, seja atualmente, também, do grupo de mães e mídias sociais. Ela, igualmente, tem expectativas, sentimentos e necessidades.
Só que muitos filhos ainda não têm noção do quanto a mulher, que ouviram a primeira voz desde a primeira vez que o som se fez, como cantarola Ceumar na música mãe, teve que abrir mão de alguns aspectos da vida que tinha para acolher a nova vida. E a critica: Minha mãe nunca estava em casa. Minha mãe me sufoca. Minha mãe é neurótica. Minha mãe é narcisista. Minha mãe não gosta de mim. Minha mãe é vingativa. Minha mãe é deprimida. Minha mãe é perfeita em tudo que faz.
Não existe mãe perfeita nem filho perfeito. E sim, conforme a expressão apontada pelo pediatra e psicanalista inglês Donald Woods Winnicott, a mãe perfeitamente imperfeita e suficientemente boa e o filho suficientemente bom. Ou seja, a mãe faz o que está ao seu alcance e o filho idem. Também, para cada filho há a mãe certa e a que ele precisa e vice-versa.
reclamar da mãe é como rejeitar uma parte de nós. Quem honra a mãe e o pai tem a base para o sucesso, felicidade e bem-estar e se poupa de muitos problemas que surgem por tê-la transgredido.
A mãe nos deu a vida primeiro, o que a torna grande e os filhos pequenos. Sem ela não estaríamos aqui. Não cabe a nós criticá-la, seja qual for o comportamento dela. Bert Hellinger, desenvolvedor da constelação sistêmica, sempre destacou a grande importância da mãe. Ele estabeleceu a seguinte ordem fundamental da vida: os pais dão a vida e os filhos a recebem. Para ele, reclamar da mãe é como rejeitar uma parte de nós. Quem honra a mãe e o pai tem a base para o sucesso, felicidade e bem-estar e se poupa de muitos problemas que surgem por tê-la transgredido.
A constelação familiar auxilia a mulher a se libertar da expectativa da maternidade ideal e aceitar que não precisa ser perfeita para ser boa mãe. Somado a isso, essa terapia é uma ferramenta útil para os filhos abrirem mão do julgamento moral e cobranças sobre a genitora e das consequências disso. E ainda, facilita a transformar os desafios vivenciados em experiências para o próprio crescimento.
Os filhos precisam de mãe humana, perfeitamente imperfeita. Como diria Caetano Veloso na canção todo homem precisa de uma mãe.
Aproveito a oportunidade para honrar a mãe que escolhi para viver esta experiência física, a suficientemente boa e certa a mim e ser grata por me dar a vida, por todo cuidado, atenção, presentes, conselhos que me oferece e comida saborosa feita com todo amor! Mami preciosa, Maria Auxiliadora, eu te amo mais que Maria Izabel e farofa de banana! Farei o que posso para fazer o seu dia das mães especial.
À todas as mulheres que abriram o canal da vida pelo sangue ou pelo coração, desejo neste domingo próximo um Feliz dia das mães!
(*) BRUNA BERTHOLDO é Advogada e Terapeuta facilitadora em Constelação Familiar de bonecos, e escreve para HiperNotícias às terças-feiras. Instagram: brunabertholdocf. E-mail: [email protected]
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Katia 24/05/2023
É sempre maravilhoso ler os seus artigos, Bruna! Sempre muito esclarecedores e de gostosa leitura.
Kamila 10/05/2023
Que lindo ???? É o que sempre digo, mães são seres humanos como nós filhos. Amor de mãe, só mãe sabe. ????????
Vilma Maria 10/05/2023
Querida Bruna vc surpreende com sua expressão de amor sobre efeito de profunda reflexão. Fazendo recorte de maneira surpreendente no sentido atrativo a leitura e familiarizando a todos com o tema. Com um olhar de amor e consideração voltado para a importância da figura da mãe, sendo de um valor incontestável e responsável na missão de gerar a vida. A mulher é Senhora com inúmeras qualidades. Versátil consegue driblar situação fazendo acontecer num cenário cooperativo, solidário e agradável. Dinâmica, com seu jeito carinhoso, amoroso desenvolve diversas atividades em tempo favorável e compensador. Ela faz tudo acontecer de maneira que possibilita atitude de amor, facilitando convivência harmoniosa. Mãe maravilhosa, amiga, especial e construtiva. De notável praticidade. Tudo pode com seu amor, fato é que é ela a escolhida com a mais sublime e brilhante missão. Gente como ela é importante pense nisso...valorize sua mãe terrena, enquanto ela está entre vcs, pq dela vc tem com certeza o amor incondicional. Ela é o símbolo do puro amor. Parabéns a todas as mães!!!!!
Amanda soares 10/05/2023
belas palavras ????????
Sônia Regina Granado Parpinelli 09/05/2023
Muito linda a sua mensagem, somos imperfeitas tentando acertar, mas acima de tudo, amamos com o mais profundo sentimento que podemos sentir! Feliz Dia das Mães a todas as mamães!!!
Mariana 09/05/2023
Adorei o “mãe suficientemente boa” ????????????????
Thuanny Novais 09/05/2023
Parabéns, Bruna. Que mensagem linda!! Feliz dia das mães perfeitamente imperfeitas ♥♥
Soraya 09/05/2023
Realmente devemos sempre agradecer e honrar a nossa mãe .
Suely 09/05/2023
Sabias palavras querida Bruna Bertoldo. Texto lindo e verdadeiro.
9 comentários