A safra agrícola de 2024/2025 no estado deve atingir 110 milhões de toneladas de grãos, o dobro do volume registrado há cinco anos. O incremento na produtividade está diretamente relacionado à infraestrutura de transporte e armazenagem. "Não adianta ampliar a produção se não houver uma infraestrutura multimodal e interconectada que garanta competitividade", afirmou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, durante a Reunião Estratégica Regional do P3C – Plataforma PPPs e Concessões. O evento, realizado na última semana, reuniu agências reguladoras, órgãos públicos, empresas e especialistas do setor.
Mato Grosso tem registrado expansão em obras de infraestrutura, com investimentos em rodovias mais eficientes e aplicação de tecnologia na manutenção. Um dos destaques é a duplicação e modernização da BR-163, considerada a maior obra rodoviária em andamento no país. A concessionária responsável, Nova Rota Oeste, utiliza uma ferramenta desenvolvida pela empresa catarinense Kartado para otimizar a análise de dados e aumentar a produtividade das equipes de campo.
Representantes da Kartado estiveram no estado para participar do evento e realizaram uma agenda de quatro dias, incluindo visitas a obras, reuniões com clientes e encontros com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados (AGER MT). O CEO da empresa, Pedro Fornari, e o diretor de Relacionamento e Novos Negócios, João Fornari, apresentaram à superintendente de Rodovias, Portos e Hidrovias da AGER, Vaniele Fior, as funcionalidades da plataforma. A solução possibilita a integração de dados das concessionárias com os sistemas do governo, facilitando a fiscalização e a gestão de indicadores.
"O acesso direto das agências reguladoras a dados confiáveis sobre a execução de obras e serviços garante transparência, eficiência e decisões baseadas em evidências. A plataforma permite o monitoramento em tempo real, fortalecendo a relação entre poder concedente e concessionárias", explicou Pedro Fornari.
Novas concessões e investimentos
Em 2024, o governo de Mato Grosso leiloou quatro lotes de rodovias na Bolsa de Valores de São Paulo, dobrando a extensão concedida da malha estadual. Para a Kartado, os projetos representam uma oportunidade de implementar ferramentas de gestão inteligente desde o início dos contratos, assegurando qualidade nos serviços prestados. Já as agências reguladoras buscam adaptar-se às inovações tecnológicas, com a implantação de novos indicadores e soluções para monitoramento de resultados.
Durante a visita ao estado, os representantes da Kartado reuniram-se com clientes como o Grupo Via Brasil MT, que utiliza a plataforma em uma rodovia federal e estuda expandir para outros três lotes, e o Grupo CS Infra, vencedor de recente licitação estadual. Também houve conversas com a Nova Rota do Oeste, que avalia ampliar o uso do sistema, e com a Iguá Saneamento (Águas de Cuiabá) para discutir desafios e possíveis soluções.
Solução em destaque na maior obra rodoviária do país
A Nova Rota do Oeste é responsável por 850,9 km da BR-163, entre Itiquira e Sinop, incluindo a duplicação de 444 km, construção de vias marginais e dispositivos de segurança. A obra é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola e para a conectividade regional. "Nossa plataforma contribuiu para aumentar a produtividade na gestão das obras. É uma satisfação participar de um projeto com impacto direto no desenvolvimento econômico e social do estado", disse João Fornari.
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